Álvaro Dias aguarda do governo MP com sugestões da CPI do Futebol



O senador Álvaro Dias (PDT-PR) aguarda, no começo da sessão legislativa que se inicia em 15 de fevereiro, que o governo envie ao Congresso medida provisória (MP) com as sugestões apresentadas pela CPI do Futebol em seu relatório final. Para o senador, é de fundamental importância a votação da MP para a correção de rumos do futebol brasileiro, especialmente nos casos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Carioca de Futebol, que a seu ver exigem intervenção federal.

Durante um ano e dois meses, a CPI do Futebol, sob a presidência do senador, investigou irregularidades em clubes e federações, concluindo os trabalhos no começo de dezembro com propostas de alteração na legislação que podem mudar profundamente o futebol brasileiro. Dentre as medidas sugeridas está a Lei de Responsabilidade do Futebol Brasileiro, no qual o esporte passaria a ser tratado como atividade comercial, sujeitando os dirigentes a divulgar demonstrativos financeiros e contábeis dos clubes e federações. A CPI propôs também a criação de uma agência nacional de desporto. Para viabilizar a execução dessas medidas, elas estariam incluídas na medida provisória, explicou o senador.

O relatório final do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) sugeriu também a regulamentação da profissão de agente esportivo, a criação de uma subcomissão permanente de desportos do Senado, a criação de uma comissão nacional sobre a violência em espetáculos esportivos e de uma comissão para a nova justiça desportiva.

A CPI pediu ainda o indiciamento de 17 personalidades ligadas ao futebol, entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente do Vasco, deputado Eurico Miranda.



01/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias apresenta sugestões de combate à violência no futebol à Comissão de Segurança

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

Alvaro Dias aguarda explicações sobre uso de avião da FAB pelo presidente do Senado

ÁLVARO DIAS DEFENDE CPI DO FUTEBOL

Álvaro Dias: futebol muda depois da CPI

Álvaro Dias faz balanço dos resultados da CPI do Futebol