Alvaro Dias cobra cumprimento do regimento na votação do relatório da CPI dos Correios



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou o cumprimento dos regimentos internos das duas Casas e do Congresso Nacional na votação do relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios. Segundo ele, é obrigatório dar prioridade de votação a parecer apresentado por relator, sendo os votos em separado analisados apenas posteriormente. O parlamentar demonstrou preocupação com rumores na manhã desta quarta-feira (5) de que o PT estaria tentando negociar com o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), para que ele alterasse diversos pontos de seu relatório, em troca da retirada do substitutivo global apresentado pelo partido na noite da terça-feira (4).

Alvaro Dias afirmou que nunca teve conhecimento na história das comissões parlamentares de inquérito de um procedimento como esse, e demonstrou preocupação com as pressões que Serraglio poderia estar sofrendo. No entanto, disse ter conversado com o deputado, que lhe teria garantido que não alteraria seu relatório em relação à existência do mensalão. Ainda de acordo com Alvaro Dias, Serraglio teria acrescentado que só modificaria o relatório para melhorá-lo.

- Seria um haraquiri passar à sociedade a imagem de que estamos realizando um acordo para aprovar um relatório que atenda interesses diversos - disse, utilizando-se de palavra japonesa que indica um dispositivo do código de honra dos samurais que consiste na obrigação ou dever de suicidar-se quando o samurai julga ter perdido a sua honra. Haraquiri significa literalmente "corte estomacal".

O senador tucano finalizou seu pronunciamento, citando Santo Agostinho, segundo o qual "com a impiedade morre a alma, com a corrupção morre o corpo".



05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias afirma que votação do PNE respeitou o regimento

Alvaro Dias registra endosso do TCU a relatório da CPI dos Correios

Osmar Dias faz apelo a Tebet pelo cumprimento do regimento

Vídeo | Alvaro Dias cobra votação de projeto que estabelece concurso público para conselheiros de Tribunais de Contas

Osmar Dias cobra cumprimento da Constituição

Alvaro Dias quer reforma do Regimento Interno