Alvaro Dias comenta perdas dos agricultores paranaenses



Em comunicação de liderança, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comentou estudo realizado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) mostrando a queda da renda e o endividamento dos produtores rurais do estado. De acordo com o estudo, entre 2004 e 2006, o prejuízo dos agricultores paranaense apenas com as três principais culturas - soja, milho e trigo - chegou a R$ 9,78 bilhões.

O estudo aponta como causas do prejuízo três secas consecutivas na região e "a vertiginosa valorização do real frente ao dólar", esta apontada como o principal motivo da queda de renda. De acordo com o parlamentar, os produtores plantaram com a moeda americana mais valorizada do que na colheita.

Alvaro Dias afirmou que "os anúncios apoteóticos de safras recorde" nas manchetes de jornais nem sempre revelam a realidade. Informou que, apesar dos prejuízos apontados, a safra paranaense projeta a colheita de 11 milhões de toneladas de soja e 14 milhões de toneladas de milho. Acrescentou que a perda da produção de milho na chamada "safrinha" pode chegar a 15%.

- Entre 2004 e 2006, deixaram de circular R$ 4 bilhões na economia regional - afirmou o parlamentar, acrescentando que o Paraná responde por um terço das perdas dos produtores brasileiros.

O senador pelo Paraná enfatizou que a agricultura é responsável por 37% dos empregos no país, com 17,7 milhões de trabalhadores no campo; 36% das exportações, gerando superávits comerciais na balança de pagamentos brasileira desde o ano 2000; e 28% do Produto Interno Bruto brasileiro.

- O governo que não sabe valorizar a agricultura não é digno de um país como o nosso - sentenciou o parlamentar, apresentando, como sugestões do estudo, o refinanciamento das dívidas e diminuição das taxas de juros, entre outras ações.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que, se esta é a situação de um estado rico como o Paraná, é de se imaginar a situação dos estados das Regiões Norte e Nordeste.



30/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias apresenta reivindicações das indústrias paranaenses

Álvaro Dias propõe reestruturação das universidades públicas paranaenses

Alvaro Dias festeja vitória de paranaenses contra pedágio

Wellington Dias pede ao governo reconhecimento das perdas de pequenos agricultores do Piauí

Alvaro Dias defende medidas para compensar perdas de municípios

Alvaro Dias pede aprovação da PEC que obriga União a compensar perdas de estados e municípios