Álvaro Dias propõe reestruturação das universidades públicas paranaenses



Ao apontar uma crescente deterioração do ensino superior paranaense, o senador Álvaro Dias (PDT-PR) defendeu nesta segunda-feira (4) a reestruturação do sistema universitário público no estado. Na avaliação do senador, as instituições de nível superior devem preocupar-se com a formação de cidadãos com elevada competência profissional, científica e ética e pautar-se pelo respeito a princípios de eqüidade, inovação, produção e difusão de conhecimentos. Este último aspecto, acentuou o senador, é parte essencial da responsabilidade social destas instituições.

- As universidades devem impulsionar o desenvolvimento sustentável, através do conhecimento científico, contribuir para a melhora da educação em todos os níveis, especialmente pela formação de indivíduos que saibam aprender permanentemente - afirmou o senador, salientando que a crise das universidade não se limita ao Paraná e que, portanto, a reestruturação deve se dar em todo o país.

Álvaro Dias propôs que as universidade públicas paranaenses trabalhem na identificação dos campos de pesquisa prioritários para a comunidade, estimulando projetos que tenham relevância social. O senador também defendeu a cooperação entre as universidades do Paraná e do interior da Argentina, com o intercâmbio de professores e alunos.

Também faz parte das preocupações do senador a questão do financiamento das instituições. Álvaro Dias é radicalmente favorável ao aporte de recursos públicos para a manutenção das universidades que devem, na opinião dele, ter caráter gratuito.

- Mesmo que se adotem outros mecanismos de financiamento privado, o Estado não pode deixar de investir na educação pública. O aporte de recursos privados não deve produzir a desobrigação do Estado, por uma questão de soberania - avaliou o senador.

Álvaro Dias salientou o papel estratégico desempenhado pela universidade, no que diz respeito à formação de quadros para o serviço público e para o desenvolvimento econômico e cultural do país.

- Só a educação pública superior produz conhecimentos novos, resultado de pesquisa, importantes para o desenvolvimento da sociedade, e a formação de profissionais segundo os interesses públicos. Sem um forte investimento em pesquisa e a inseparável formação de novos pesquisadores o futuro do país fica seriamente comprometido - acrescentou.



04/03/2002

Agência Senado


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