Alvaro Dias considera uma incógnita visita de Lula a Cuba
Ao registrar que a agenda internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nove meses de governo, supera com folga a do seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) considerou uma incógnita a presença de Lula em Cuba. Ele observou que o momento não seria propício, já que sobre o presidente cubano, Fidel Castro, pesam denúncias de atentado aos direitos humanos.
- Temos consciência de que o Brasil procurou evitar uma condenação pura e simples do regime de Castro e posicionar-se de forma equilibrada no jogo geopolítico da região. Mas é incontornável: Lula não poderá evitar o tema dos presos políticos cubanos. Um país que busca conquistar uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU deverá balizar sua atuação diplomática com muito equilíbrio - afirmou Alvaro Dias.
A postura adotada pela diplomacia brasileira na última reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Cancún, no México, também foi comentada pelo representante do Paraná. Ele disse que, ao arregimentar dezenas de países em desenvolvimento contra o protecionismo, o Brasil conseguiu irritar diversos países ricos, cujos representantes têm atribuído aos brasileiros a responsabilidade pelo suposto fracasso da reunião.
Mesmo integrando um partido de oposição, Alvaro Dias manifestou seu apoio ao governo na defesa dos interesses nacionais. Ele posicionou-se contra o que considera -a voracidade das nações ricas- que colocam obstáculos ao processo de desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos. O Brasil, ressaltou o senador, deve lutar para que as suas mercadorias recebam o mesmo tratamento que oferece aos produtos que importa da Europa, do Japão, dos Estados Unidos e da China.
Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) lembrou que a luta que o Brasil vem realizando em defesa da redução dos subsídios aos produtos agrícolas não começou agora no governo Lula. Ele registrou que as nações em desenvolvimento se mobilizam há muitos anos em diversos fóruns para que possa haver maior competitividade, sobretudo na comercialização de produtos agrícolas.
22/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias considera inaceitável que o presidente Lula "esteja tão perdido"
ARTUR DA TÁVOLA CONSIDERA VISITA DO PAPA A CUBA UM SÍMBOLO DE TRANSFORMAÇÃO
Para Alvaro Dias, visita do presidente Lula ao Paraná é 'turismo eleitoral'
Alvaro Dias questiona no STF empréstimos do BNDES a Cuba e a Angola
Alvaro Dias protesta contra expulsão de jornalistas brasileiros de Cuba
Alvaro Dias cobra explicação sobre financiamentos secretos em Cuba e Angola