Alvaro Dias critica medidas para setor agrícola e carga tributária
Recente pacote de medidas em prol do setor rural anunciado pelo governo recebeu críticas em Plenário, nesta segunda-feira (29), do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Na sua opinião, as medidas divulgadas não são suficientes para resolver a atual crise no agronegócio, que estaria, na verdade, se aprofundando com a "inoperância governamental".
- O governo, mais uma vez, decepcionou e frustrou os agricultores - afirmou.
Alvaro Dias ressaltou que a agricultura sofre, hoje, a ausência de políticas eficazes para o setor, que incluam, por exemplo, zoneamento, crédito e preço mínimo para a safra. Diante desse quadro, alertou para a deterioração de um setor considerado como "âncora verde" do Plano Real e fundamental para a estabilização da economia.
- O governo tem o dever de socorrer o setor em um momento dramático como agora. Espero que, nessas andanças pelo país, os candidatos a presidente da República discutam uma proposta de política agrícola definida par ao país - comentou.
Carga tributária
Outro tema abordado por Alvaro Dias foi um estudo revelando que a carga tributária no Brasil atingiu patamar recorde em 2005. Ele assegurou que nunca os tributos consumiram tantos dias de trabalho do brasileiro e responderam por um valor per capita tão elevado. Para ilustrar seu argumento, revelou que, enquanto, em 1982, o brasileiro tinha que trabalhar 82 dias ao ano para pagar impostos, esse compromisso elevou-se para 142 dias em 2005.
29/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica crescimento da carga tributária no governo Lula
CRA aprova parecer que reduz carga tributária no setor agrícola
Alvaro Dias protesta contra aumento da carga tributária
Alvaro Dias diz que PSDB não aceitará reposição de carga tributária
Alvaro Dias diz que PSDB não aceitará reposição de carga tributária
OSMAR DIAS ELOGIA POLÍTICA AGRÍCOLA, MAS PEDE NOVAS MEDIDAS PARA O SETOR