CRA aprova parecer que reduz carga tributária no setor agrícola



Vendas e importações de máquinas, equipamentos, aparelhos, instrumentos e materiais de construção utilizados na produção rural poderão ficar isentos do pagamento da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), além da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O passo decisivo para a redução da carga tributária na agricultura foi dado nesta quarta-feira (8) depois que os membros da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovaram parecer do senador João Durval (PDT-BA) a projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) desonerando o setor.

O projeto (PLS 278/07) segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) onde será votado em decisão terminativa. O senador Sibá Machado (PT-AC) anunciou que, na CAE, irá solicitar que ele próprio seja designado relator da matéria. Ele adiantou, ainda, que o governo já isenta de tributos vários produtos agrícolas, entre eles adubos e fertilizantes, além deinvestimentos feitos na agricultura.

Para Marisa Serrano, o projeto tem por meta estimular os investimentos no setor agrícola brasileiro. A seu ver, os produtores rurais enfrentam sérias dificuldades, em virtude, conforme assegurou acreditar, do aumento da carga tributária. E lembrou que optou pela desoneração da contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins por serem tributos não compartilhados com estados e municípios.

O relator, senador João Durval, foi claro: o projeto - caso seja transformado em lei - trará grande contribuição à agricultura brasileira, já que irá desonerar as cadeias produtivas. O relator observou ainda que a agropecuária, com reflexos no agronegócio, é um dos setores da economia mais afetados pelo aumento da carga tributária.

Debates

A CRA aprovou ainda requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) propondo realização de audiência pública para debater a infra-estrutura brasileira, com destaque para as hidrovias. Também devem ser abordados problemas relacionados à energia e funcionamento de portos e aeroportos, além das condições das rodovias.

Na próxima quarta-feira (15), a partir das 11h, a CRA reúne-se em audiência pública para discutir a recuperação da lavoura cacaueira e os recentes programas anunciados pelo governo federal para o setor. O requerimento é de autoria do senador César Borges (DEM-BA). Entre os convidados para essa reunião está o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.



08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica medidas para setor agrícola e carga tributária

CAE aprova projeto que reduz carga tributária das microempresas

SP reduz carga tributária da indústria plástica

Governo paulista reduz carga tributária da indústria naval

Serra assina decreto que reduz carga tributária de indústria plástica

Projeto que reduz carga tributária sobre material escolar aguarda votação em Plenário