Alvaro Dias critica suposto acordo eleitoral entre PT e PTB



Uma suposta negociação entre o PT e o PTB nas últimas eleições municipais foi criticada pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Ele denominou a aliança de "negócio eleitoral". Pelas informações do senador, o PTB teria recebido R$ 10 milhões para apoiar candidatos do PT em cinco capitais.

O "negócio", disse o senador, teria sido efetivado sob o argumento de que os partidos concretizavam uma estratégia para ampliar a aliança política entre as agremiações. Para Alvaro Dias, entretanto, não passou de uma "cooptação política" promovida pelo governo.

- Essa cooptação revela um abuso de poder econômico, desrespeito à legislação eleitoral e, acima de tudo, o descaso petista aos valores democráticos. A esse negócio eleitoral some-se o abuso dos cargos, das redes obrigatória de TV e da propaganda oficial - afirmou o senador.

Como comprovação do que considera "a face totalitária do governo federal e de seu afastamento da democracia", Alvaro Dias lembrou o empenho suprapartidário contra projetos repressores que visam, como observou, "calar a imprensa ou impor a censura".

Alvaro Dias citou em seu pronunciamento dois artigos de autoria do senador e presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), publicados no jornal Folha de S. Paulo nos dias 28 de setembro e 1º de outubro, intitulados, respectivamente, "Sabotagem contra a Democracia" e "Sabotagem, Sim".

No primeiro artigo, Bornhausen examina o suposto acordo entre PT e PTB, denunciado pela revista Veja, e afirma que "o PT usa e abusa do governo, como se o poder conquistado eleitoralmente fosse uma doação patrimonial permanente". No outro, o senador por Santa Catarina, conforme relatou Alvaro Dias, também trata do acordo entre os dois partidos ao criticar o governo petista por haver "negligenciado" as reformas prometidas, entre as quais a reforma política.



14/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica suposto dossiê do Planalto contra ex-presidente FHC

Osmar Dias critica suposto acordo para absolver Renan Calheiros

Osmar Dias critica suposto acordo para absolver Renan Calheiros

Alvaro Dias lê artigo que critica uso eleitoral do petróleo

Alvaro Dias critica rejeição da Câmara a emendas do Senado à minirreforma eleitoral

Alvaro Dias critica acordo para reduzir tarifas de têxteis bolivianos