Osmar Dias critica suposto acordo para absolver Renan Calheiros



Em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (20), o senador Osmar Dias (PDT-PR) prometeu votar contra todas as medidas de interesse do governo federal caso realmente exista um acordo para absolver o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em troca dos votos da bancada do PMDB a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Na opinião de Osmar Dias, tal acordo "jogaria a imagem do Senado em um lamaçal". Ele ainda afirmou que, mesmo que o PDT seja um partido da base governista, isto não significa que o partido tenha que acompanhar todas as decisões do governo federal.

- Se eu tiver uma prova sequer de barganha que esteja ocorrendo, serei o primeiro a denunciar desta mesma tribuna e darei meus votos contra tudo que o governo propuser aqui em sinal de protesto - disse o senador.

Osmar Dias reconheceu o direito do PMDB de indicar o novo presidente do Senado, na hipótese de Renan Calheiros renunciar ao cargo, mas afirmou que não vai votar em um nome que ele entenda que não esteja "à altura da confiança da população brasileira".

- Não temos o direito de errar. Se houver um erro agora, o Senado não se recupera tão facilmente - alertou Osmar Dias.

Em aparte, o líder do PDT no Senado, senador Jefferson Péres (AM) afirmou que Osmar Dias falava pelos cinco senadores da bancada do partido, e que o PDT não "faz acordo de bastidores ou participa de conchavos".

O Plenário vai se reunir, em data a ser definida, para apreciar o projeto de resolução que pede a perda do mandato do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros. No processo, Renan é acusado de ter comprado empresas de comunicação em nome de "laranjas".



20/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias critica suposto acordo para absolver Renan Calheiros

Alvaro Dias critica suposto acordo eleitoral entre PT e PTB

Ideli Salvatti nega existência de acordo para absolver Renan

Suposto acordo para salvar mandato de Renan recebe críticas da oposição

Senadores desmentem suposto acordo entre PMDB e PT para salvar Renan e garantir CPMF

Alvaro Dias critica suposto dossiê do Planalto contra ex-presidente FHC