Álvaro Dias critica tentativa de monopólio de sindicato de caminhoneiros
O senador Álvaro Dias (PDT-PR) informou que encaminhou ofícios aos ministros dos Transportes, João Henrique de Almeida Souza, e do Trabalho, Paulo Jobim Filho, solicitando que impeçam o Sindicato Nacional de Transportadores Rodoviários Autônomos (Sindican) de monopolizar o transporte de veículos no estado do Paraná.
Com sede em São Paulo, o Sindican não admite que os caminhoneiros do Paraná transportem veículos das fábricas de São Bernardo do Campo, denunciou o senador. No entanto, ressaltou, não há nenhum tipo de restrições em relação aos caminhoneiros paulistas que transportam os carros da Renault produzidos no Paraná.
Álvaro Dias disse que esta não é a primeira tentativa do sindicato de impedir caminhoneiros de outros estados de transportar veículos. Os caminhoneiros do Espirito Santo foram obrigados a criar um sindicato para defender os seus interesses. Na época em que a maioria dos carros importados chegava ao Brasil pelo Porto de Vitória o Sindican alegou que só os caminhoneiros paulistas, filiados ao sindicato, poderiam fazer o transporte.
- Esta tentativa de invasão do Paraná por um sindicato com sede em São Paulo está provocando indignação, revolta, desemprego e manifestações que acabam, lamentavelmente em violência - alertou o senador.
Álvaro Dias disse ainda ter recebido inúmeras reclamações de sindicatos paranaenses que, insatisfeitos com a situação, pretendem garantir judicialmente os seus direitos.
23/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias condena tentativa de "patrulhamento" dos parlamentares
Marco regulatório das comunicações proposto pelo PT é tentativa de calar a imprensa, diz Alvaro Dias
Alvaro Dias rechaça suposta tentativa de Lula para cooptar senadores do PSDB
Para Alvaro Dias, medidas anunciadas pelo governo para coibir quebra de sigilos na Receita foi tentativa de abafar escândalo
Governo não tem clareza, critica Alvaro Dias
Alvaro Dias critica aumento de juros