Álvaro Dias debate com servidores dos Tribunais de Contas de todo o país



O senador Álvaro Dias (PDT-PR) registrou sua participação em debate sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC), de sua autoria, que obriga a realização de concurso público para o cargo de conselheiro dos Tribunais de Contas, com os servidores desses tribunais, durante o 11º Congresso da categoria, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O senador ressaltou que o concurso público é um instrumento democrático que confere impessoalidade e moralidade à administração pública e já está incorporado ao Poder Judiciário. Com a iniciativa, o senador pretende aumentar o alcance do concurso público.

Álvaro Dias explicou que os servidores dos Tribunais de Contas estão discutindo o que fazer para incrementar o combate à corrupção no país. Ele salientou que o país vive momento em que a sociedade se preocupa principalmente com a ética e com a corrupção. Segundo o senador, o Brasil tem perdido bilhões de dólares em investimentos estrangeiros por estar 36º lugar no ranking da corrupção elaborado pela ONG Transparência Internacional. Ele lembrou que os grandes grupos econômicos internacionais baseiam-se neste ranking para escolher os países onde vão investir.

A situação do Paraná também foi lembrada pelo senador ao citar outro ranking , elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo , que mede a saúde financeira dos estados. Álvaro Dias disse que o Paraná ocupa a última posição, considerando a classificação como "surpreendente".

- O Paraná era um estado rico e privilegiado, não precisava de dinheiro federal. Deterioraram as finanças públicas com uma gestão oportunista - afirmou.

O senador explicou que a política do atual governo de concessão de incentivos fiscais e venda de empresas estatais levou o estado a uma situação de má saúde financeira. "A venda de patrimônio público do Paraná é a grande obra do governo Jaime Lerner", concluiu.

15/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias propõe concurso público para conselheiros dos Tribunais de Contas

Vídeo | Alvaro Dias cobra votação de projeto que estabelece concurso público para conselheiros de Tribunais de Contas

Flávio Torres apresentará PEC estabelecendo que apenas servidores de carreira podem ser ministros dos tribunais de contas

Audiência levanta debate sobre critérios de ingresso de ministros e conselheiros em tribunais de contas

Serys quer extinguir os Tribunais de Contas e criar Auditorias de Contas

Alvaro Dias alerta para crise na saúde em todo o mundo até 2015