ÁLVARO DIAS DEFENDE ACIONISTAS DO BAMERINDUS



O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo aos controladores do HSDC - banco britânico que comprou o Bamerindus - para que abram mão de parte de seus "lucros enormes" para indenizar os 53 mil pequenos acionistas minoritários do Bamerindus que viram suas poupanças virarem pó, em consequência da operação.
O Banco Central, na avaliação de Álvaro Dias, não pensou nesses pequenos acionistas que investiram suas poupanças numa instituição bancária, fiscalizada pelo BC. "Eles jamais foram avisados de que poderiam perder tudo, e o BC os abandonou à própria sorte. O BC tem responsabilidade em relação à essa questão, porque promoveu a venda do Bamerindus sem levá-los em consideração".
O senador informou que decisão de 1ª instância na Justiça do Paraná, reconhecendo na semana passada os direitos desses acionistas, trouxe algum alento a eles. "Mas todos sabemos quanto tempo demoram essas decisões judiciais até serem cumpridas. O HSDC deveria se antecipar à Justiça e indenizar esses acionistas", concluiu Álvaro Dias.

08/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS QUER RESSARCIMENTO DO PREJUÍZO DOS ACIONISTAS DO BAMERINDUS

ÁLVARO DIAS FAZ APELO EM FAVOR DOS ACIONISTAS MINORITÁRIOS DO BAMERINDUS

Álvaro Dias acusa o governo federal de ter destruído o Bamerindus

ÁLVARO DIAS DENUNCIA DESRESPEITO A ACIONISTAS MINORITÁRIOAS DAS TELES

Alvaro Dias relata preocupações de acionistas minoritários da Aracruz Celulose

Alvaro Dias defende prorrogação da CPI do Cachoeira por 180 dias