ÁLVARO DIAS FAZ APELO EM FAVOR DOS ACIONISTAS MINORITÁRIOS DO BAMERINDUS
Segundo álvaro Dias, a associação desses acionistas já veio a Brasília várias vezes, mas não conseguiu sensibilizar as autoridades para seu problema. "Há quem diga que o mercado acionista é mesmo um mercado de risco, mas foi a transferência "duvidosa" feita pelo BC, aliada à atuação implacável do HSBC, que impuseram perdas aos acionistas do Bamerindus", garantiu.
Álvaro Dias fez uma longa exposição das cláusulas do contrato entre o BC e o HSBC para demonstrar que o negócio foi lesivo aos interesses brasileiros. "Esse é mais um exemplo da dilapidação de capitais público e privado, nas operações da privatização. Não foi um negócio, foi uma "doação" ao capital estrangeiro, feita sem transparência", denunciou.
O senador pelo Paraná afirmou que o BC vendeu a "parte saudável" do Bamerindus ficando com as dívidas. "Além disso, pagou uma verdadeira fortuna ao HSBC pela reestruturação do banco, não havendo provas de que ela tenha sido feita".
Para o senador, "verificou-se uma flagrante usurpação dos direitos dos acionistas minoritários, gente que investia no Bamerindus desde sua fundação, confiando na saúde bancária de uma instituição fiscalizada pelo BC. Não são especuladores, são pessoas em geral idosas que estão enfrentando dificuldades sem que o governo, ou o BC, manifeste qualquer sensibilidade em relação à proteção de suas poupanças".
11/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias relata preocupações de acionistas minoritários da Aracruz Celulose
ÁLVARO DIAS DEFENDE ACIONISTAS DO BAMERINDUS
ÁLVARO DIAS QUER RESSARCIMENTO DO PREJUÍZO DOS ACIONISTAS DO BAMERINDUS
Lei das S.A. deve ampliar direitos de acionistas minoritários, afirma Hartung
Álvaro Dias acusa o governo federal de ter destruído o Bamerindus
ÁLVARO DIAS DENUNCIA DESRESPEITO A ACIONISTAS MINORITÁRIOAS DAS TELES