Alvaro Dias defende zona de livre comércio entre Mercosul e Comunidade Andina de Nações
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta segunda-feira (24) a retomada dos esforços para a criação de uma zona de livre comércio entre o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações. Ele lembrou o compromisso assumido em Montevidéu, em agosto passado, pelos países que integram os dois blocos comerciais, que concordaram em chegar a um acordo de livre comércio antes do final do ano.
- O processo de formação de uma zona de livre comércio intrablocos representa a concretização de uma aspiração legítima de nossos povos, bem como possibilita a formulação de uma visão mais consistente sobre o futuro da integração hemisférica. A possibilidade efetiva de concluir o mais breve possível as negociações com a Comunidade Andina, na minha avaliação, transcende o que poderia ser visto como mero movimento de agregação de alguns novos associados.
Alvaro Dias disse ainda que o acordo entre o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações, além de emblemático, espelha a preocupação brasileira de manter uma inserção internacional que não privilegia qualquer agrupamento regional, mas sem perder de vista o processo de integração latino-americana.
24/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova acordo entre Mercosul e Comunidade Andina
Mozarildo defende união do Mercosul com a Comunidade Andina
Camex aprova livre comércio entre Mercosul e União Europeia
Governo abre consulta pública sobre acordo de livre comércio entre Mercosul e Palestina
Negociações para acordo de livre comércio entre UE e Mercosul devem avançar, afirma Soares Pacheco
Senado aprova projeto de livre comércio entre o Mercosul e países árabes, além de outros acordos internacionais