Mozarildo defende união do Mercosul com a Comunidade Andina



Ao definir a formação de blocos regionais como uma tendência mundial, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) ressaltou a importância da união entre o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações (CAN) diante das pressões para a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O senador afirmou que essa união, além de promover a estabilidade regional, poderá evoluir para a criação da Área de Livre Comércio da América do Sul.

Mozarildo apontou o acordo de complementação econômica assinado entre a Comunidade Andina e o Brasil, em 1999, em que foram estipuladas isenções alfandegárias, como um passo decisivo para a formação da Área de Livre Comércio da América do Sul. As possíveis adesões do Chile, Venezuela e Bolívia ao Mercosul, acrescentou, facilitarão a união do bloco com o grupo andino.

Com o estreitamento das relações entre os países sul-americanos, disse o senador, os interesses do grupo estarão mais coesos e fortes para enfrentar a posição dos Estados Unidos e do Canadá em relação à implantação da Alca.

Mozarildo afirmou que a abertura do mercado sul-americano é importante para o Brasil, uma vez que apresenta demanda de produtos manufaturados e tem competitividade industrial inferior ao potencial brasileiro. O senador disse também que o estreitamento das relações entre Mercosul e Comunidade Andina promoverá a estabilidade regional dos países envolvidos.

22/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende zona de livre comércio entre Mercosul e Comunidade Andina de Nações

Comissão aprova acordo entre Mercosul e Comunidade Andina

Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul

Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul

MOZARILDO DEFENDE FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DE FRONTEIRAS DO MERCOSUL

MOZARILDO DEFENDE AMPLIAÇÃO DO MERCOSUL EM ENTREVISTA Á TV SENADO