Alvaro Dias denuncia oligopólio de fertilizantes no Brasil



Baseado em estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a conduta das empresas e do mercado, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) denunciou nesta terça-feira (19) a existência de um oligopólio na área de fertilizantes montado pela multinacional Bungee, em conjunto com as empresas estrangeiras Mosaic e Yara, para exercer influência sobre o preço interno e sobre o fornecimento internacional, uma vez que o Brasil importa cerca de 74% dos fertilizantes que utiliza.

- O governo precisa responder imediatamente a todos os indicativos de oligopólio contidos no diagnóstico do Ministério da Agricultura. A competência do assunto, conforme já ficou decidido, é do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por envolver concentração de mercado - afirmou.

O senador assinalou que ainda não foi submetida ao Cade a cláusula de desempenho na compra da Manah pela Bungee em 2001, imposta pelo Ministério da Fazenda e que obriga a manutenção dos preços para pequenos e grandes compradores de fertilizantes. O motivo é que três conselheiros estão impedidos, comprometendo o quórum do conselho. Alvaro Dias acrescentou que as três multinacionais concentram as jazidas e a participação acionária do setor de fertilizantes no país.

- A nossa dependência é completa. Importamos a quase totalidade das matérias-primas no setor de fertilizantes; importa-se 100% da necessidade de enxofre, 88% de cloreto de potássio e quase o mesmo percentual de sulfato de amônia. Um oligopólio no setor de fertilizantes é uma distorção, uma anomalia que deve ser corrigida. Existem meios legais para isso. O Cade precisa se pronunciar o quanto antes. O governo tem posição de complacência e de cumplicidade com a corrupção, e também com a exploração de grupos estrangeiros - afirmou.



19/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que preço de fertilizantes inviabiliza a produção de alimentos

Senador boliviano asilado na embaixada do Brasil estaria com visitas limitadas, denuncia Alvaro Dias

Humberto Costa comenta denúncia de oligopólio na venda de medicamentos ao governo de Pernambuco

Álvaro Dias denuncia articulação de "cartolas"

Alvaro Dias denuncia descumprimento da lei que criou a Timemania

ÁLVARO DIAS DENUNCIA IRREGULARIDADES NA PRIVATIZAÇÃO DO BANESTADO