Álvaro Dias diz que Fernando Henrique tem sido tímido na luta por mercado externo
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apoiou o esforço do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, em lutar na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios que os países desenvolvidos dão à sua produção agrícola, mas afirmou que o governo brasileiro tem sido tímido em excesso nesse contencioso internacional, que prejudica a agricultura e a siderurgia nacionais. Nesta terça-feira (14), em Plenário, ele se disse descontente com a fraqueza do governo brasileiro.
Na opinião do senador, Fernando Henrique Cardoso não teve a habilidade necessária para aglutinar e liderar os demais países em desenvolvimento no objetivo de tentar democratizar as decisões internacionais. Ele entende que liderar um esforço seria a forma viável de impedir que as nações emergentes sejam "subjugadas por uma política internacional de perversidade incomum, que se acerba a cada momento".
Ao citar o Paraná como exemplo de estado injustiçado pelo protecionismo dos países desenvolvidos, Álvaro Dias disse que o agronegócio é responsável por 64% do Produto Interno Bruto (PIB) de seu estado, que atinge cerca de R$71 bilhões, e que, das exportações paranaenses, 36% se destinam aos países da Europa e 18% aos Estados Unidos e México. Observando o quanto esse contencioso é preocupante para o Paraná, ele afirmou que a agricultura brasileira não pode mais ficar desassistida.
A situação da siderurgia nacional, também alvo das salvaguardas norte-americanas, é igualmente preocupante, acentuou Álvaro Dias, registrando que, apesar de integrar um partido oposicionista, apóia o esforço do ministro da Agricultura, em lutar para que as exportações brasileiras não sejam prejudicadas.
Em aparte, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) disse que a atividade rural tende a ser cada vez mais cara, principalmente nas maiores economias do planeta. Em sua opinião, é chegada a hora de o Brasil também subsidiar a agricultura, garantindo preços e proteção a quem produz.
14/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias diz que LRF é 'herança bendita' do governo de Fernando Henrique Cardoso
Alvaro Dias elogia investigações da PF sobre o dossiê contra Fernando Henrique
Para Alvaro Dias, crescimento econômico brasileiro ainda é tímido
FERNANDO HENRIQUE: "NOSSA FORÇA É O MERCADO INTERNO"
Alvaro Dias nega ter sido fonte da imprensa
Alvaro Dias reafirma não ter sido responsável por divulgação de dossiê