Alvaro Dias diz que governo Lula apoia banqueiros contra poupadores
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse nesta quarta-feira (15) que o governo Lula está apoiando banqueiros contra os poupadores, desde que o Banco Central solicitou participar, ao lado dos bancos, da ação proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para frear milhares de decisões favoráveis aos poupadores lesados em seus rendimentos pelo Plano Verão, lançado em 1989 pelo então presidente da República, José Sarney. O senador lembrou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já declarou que o governo federal "fechou posição contra os poupadores".
Alvaro Dias recordou que, à época, os bancos aplicavam menos de 51% dos recursos às mesmas taxas que remuneravam os aplicadores e usaram em outras aplicações. O senador acrescentou que a rentabilidade das aplicações no mercado interbancário - obtida pelas instituições financeiras - foi 6,8 vezes mais elevada do que a rentabilidade da poupança desde a ocasião até o final de 2007.
- Se todos os valores em discussão tivessem sido creditados na poupança por ocasião do Plano Verão, equivaleriam a cerca de R$ 29 bilhões. É inquestionável. Milhões de poupadores foram lesados pelo critério ilegal de aplicação retroativa dos bancos. Os que reclamaram na Justiça alimentam esperança de que seja feita justiça. Os que não o fizeram, infelizmente deverão amargar o prejuízo, pois o prazo prescricional se aproxima - alertou.
15/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias apóia críticas do presidente da CNBB ao governo Lula
Alvaro Dias apóia relatório de Jereissati contra ingresso da Venezuela no Mercosul
Alvaro Dias diz que governo Lula é convivente com corrupção
Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula
Alvaro Dias critica 'triunfalismo' do governo Lula
Alvaro Dias diz que orçamentos do governo Lula são irreais