Alvaro Dias diz que medidas do governo para enfrentar crise são um novo Proer
Ao discursar nesta quinta-feira (9), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que, em meio "à pior crise mundial desde 1929", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mais preocupado com a própria imagem do que com o país. O senador lembrou que o real já desvalorizou 35%.
- É como se o Brasil tivesse encolhido US$ 309 bilhões desde agosto, se o PIB fosse calculado em dólar. Portanto, isso é muito sério. Não é uma brincadeira - pontuou.
O senador afirmou que as recentes medidas do governo federal para enfrentamento da crise financeira são um pacote econômico, embora o presidente tenha garantido que em seu governo não haveria pacotes desse tipo. Na opinião de Alvaro Dias, as providências do governo (principalmente a edição da MP 442/08) são um novo Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional - o "Proer do Lula".
- O presidente Lula e o seu partido não foram os que fizeram as críticas mais duras ao Proer do governo Fernando Henrique Cardoso? Não viajaram por todo país dizendo que o programa nada mais era do que pura mamata para banqueiros? - questionou o senador, lembrando que, à época, o PT ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o Proer no Supremo Tribunal Federal.
Alvaro Dias também levantou a hipótese de que a ajuda do governo a pequenos bancos possa ser aproveitada para "salvar os bancos que operaram o mensalão". O senador afirmou ainda que, apesar de o PSDB concordar com a urgência e importância da MP 442/08, pretende apresentar emendas à medida, para coibir possíveis excessos do Banco Central que o texto poderia proporcionar.
09/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias sugere ao governo prudência, decisões ágeis e medidas eficazes para enfrentar a crise
Alvaro Dias diz que Lula debochou da crise, mas está sendo obrigado a repetir o Proer
Mantega e Meirelles vão detalhar na CAE as medidas do governo para enfrentar a crise financeira
Dornelles elogia medidas do governo para enfrentar a crise mundial da economia
Maguito pede medidas corajosas do governo para enfrentar crise da Parmalat
(Flash) - Alckmin fala sobre medidas que o Governo do Estado poderá adotar para enfrentar crise ener