Alvaro Dias sugere ao governo prudência, decisões ágeis e medidas eficazes para enfrentar a crise



Ao discursar nesta segunda-feira (15), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subestimou o tamanho da crise financeira internacional e não tomou as atitudes necessárias. O senador sugeriu que o governo federal seja mais prudente e adote medidas ágeis e eficazes contra a crise.

- Achamos que o governo brasileiro brincou. Achamos, não: o Brasil assistiu a brincadeira. O presidente da República debochou da crise, afirmou tratar-se de marola e disse que não atravessaria o Atlântico - lembrou.

Citando o ex-deputado federal Hélio Duque, Alvaro Dias disse que o governo precisa adotar medidas que "alavanquem programas de desenvolvimento", para impedir que a "recessão leve ao desemprego". Fora isso, continuou o senador, o governo federal deve promover uma reforma administrativa para reduzir os gastos correntes.

- Para agradar a base política no Congresso Nacional, o governo criou milhares de cargos públicos. A folha de pessoal teve crescimento muito acima do crescimento do Produto Interno Bruto do país. Isso se constitui em contradição imperdoável e consagra a má-gestão pública - avaliou.

De acordo com Hélio Duque, leu Alvaro Dias, o Banco Mundial reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2009 de 4,3% para 2,8%. Ele acrescentou que o endividamento da população já aumentou em 2008.

- Hoje, a dívida do brasileiro é de dez salários, na sua média nacional, o que eleva o risco da inadimplência - informou Alvaro Dias, sugerindo outras ações para o Brasil agüentar as conseqüências da crise, como o fortalecimento da construção civil e investimentos em infra-estrutura.

Voto de aplauso

O senador também apresentou requerimento pedindo voto de aplauso ao advogado e professor René Ariel Dotti, de Curitiba, pelos 50 anos de atividade profissional e de "contribuição à cultura jurídica".

Aniversários

Alvaro Dias registrou ainda o aniversário de duas cidades do oeste do Paraná: Cascavel e Toledo. Ambas aniversariaram no domingo (14).



15/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que medidas do governo para enfrentar crise são um novo Proer

Mantega e Meirelles vão detalhar na CAE as medidas do governo para enfrentar a crise financeira

Dornelles elogia medidas do governo para enfrentar a crise mundial da economia

Maguito pede medidas corajosas do governo para enfrentar crise da Parmalat

(Flash) - Alckmin fala sobre medidas que o Governo do Estado poderá adotar para enfrentar crise ener

Alvaro Dias: próximo governo terá de enfrentar cargas tributária e burocrática