Alvaro Dias homenageia Drummond



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou a passagem, nesta segunda-feira (31), do 109º aniversário de nascimento do poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Natural da cidade mineira de Itabira, o escritor viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde trabalhou como servidor público, tendo sido durante o governo Vargas chefe de gabinete do ministro da Educação Gustavo Capanema.

O parlamentar paranaense qualificou o poeta como "irônico e cético" e lembrou sua trajetória na imprensa. Primeiramente, no Diário de Minas, de onde acompanhou o surgimento do movimento modernista, cujo epicentro foi a cidade de São Paulo, e em seguida no Correio da Manhã. No Jornal do Brasil, Drummond publicaria versos e crônicas numa coluna que se tornou célebre.

- Drummond deixou o plano terreno em 17 de agosto de 1987, mas, fiel aos seus próprios ensinamentos, tratou de entender que a vida é uma ordem, e, por mérito, eternizou-se na literatura de nosso país, sendo hoje merecedor de perfilar na galeria dos grandes poetas brasileiros.



31/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio homenageia Olavo Drummond

Rádio Senado homenageia Carlos Drummond de Andrade

Alvaro Dias homenageia Ingrid Betancourt

ÁLVARO DIAS HOMENAGEIA ESTUDANTE PARANAENSE

Alvaro Dias homenageia ex-governador do Paraná Paulo Pimentel

Alvaro Dias homenageia ex-procurador responsável pela denúncia do mensalão