Alvaro Dias homenageia Ingrid Betancourt
Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (7), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou que o Dia Internacional da Mulher será celebrado neste sábado (8) e homenageou a colombiana Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ) desde fevereiro de 2002. Betancourt era candidata a presidente de seu país quando foi seqüestrada.
O senador recordou ainda que, em 1998, Betancourt se elegeu senadora com a maior votação do país naquele ano.
- Ingrid Betancourt assumiu a luta contra o conluio entre a corrupção e o tráfico de drogas. Ela trilhou uma vitoriosa carreira política, interrompida bruscamente pelas Farc - disse ele.
Alvaro Dias citou um trecho de uma carta que Betancourt escreveu à família, divulgada no final do ano passado, na qual, ao comentar sobre seu cativeiro, ela afirma que "aqui vivemos como mortos". Em seguida, o senador afirmou que o governo brasileiro "tem de ser mais enérgico e tem de se manifestar contra a violência produzida pelas Farc".
O pronunciamento de Alvaro Dias ocorre alguns dias após o governo colombiano atacar um acampamento das Farc no Equador, ação que resultou na morte de vários guerrilheiros, entre eles Raúl Reyes, um dos principais dirigentes das Farc. O ataque causou um incidente diplomático entre os governos da Colômbia, do Equador e da Venezuela.
- O que se exige, nesta hora, é uma manifestação mais vigorosa em nome da liberdade, dos direitos humanos e da democracia - declarou o senador, acrescentando que "cabe ao governo brasileiro, e especialmente ao Presidente da República, fazer isso".
07/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Íntegra da carta de Ingrid Betancourt
Resgate de Ingrid Betancourt é comemorado por senadores
CRE pede imediata libertação de Ingrid Betancourt
CDH e CRE aprovam criação de Dia Mundial de Solidariedade por Ingrid Betancourt
Roseana apela pela vida de Ingrid Betancourt
Suplicy quer discutir renda básica com Ingrid Betancourt