Alvaro Dias lança projetos em agronegócios e analisa tensão no campo
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (3), duas proposições destinadas a expandir e impulsionar o agronegócio no país. Um dos projetos (PLS nº 360/2003) determina a criação de fundos para captação de recursos estrangeiros por cooperativas de crédito e empresas brasileiras do setor, por meio da colocação de títulos de médio e longo prazos no mercado internacional. O outro projeto apresentado (PLS nº 369/2003) regula a introdução de títulos da dívida dos agronegócios no mercado financeiro nacional. As duas matérias serão votadas em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O anúncio das propostas coincidiu com discurso do senador tucano sobre a situação agrária do país. Alvaro Dias comentou a morte de um líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ontem, em confronto com seguranças de uma fazenda no interior do Paraná.
- Não desejo que isso prospere no meu estado - disse, informando que o Paraná já registra 83 invasões de terra, que abrigam cerca de 60 mil pessoas.
Ao analisar a trajetória recente de distúrbios no meio rural, o senador disse que -não há como negar a incompetência do Ministério do Desenvolvimento Agrário nesses oito meses de governo, que aplicou apenas 2% dos recursos previstos no Orçamento para a reforma agrária-. Ele alertou ainda para o risco de institucionalização da -insubordinação e desordem- no interior do país e para o descumprimento de ordens judiciais, fatores que reforçariam essa violência. Frente a esse cenário, Alvaro Dias apelou ao PT e seus aliados para que indiquem os integrantes da comissão parlamentar mista de inquérito destinada a apurar desvios no sistema agrário brasileiro.
Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) condicionou o apoio de seu partido à CPI à investigação não só de excessos atribuídos ao MST, mas também da atuação de grileiros e da falta de estrutura em assentamentos realizados no governo passado. Depois de assinar proposta de criação de CPI encaminhada pelo líder do PT no Senado, Tião Viana (AC), sem leitura prévia da respectiva ementa, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor do requerimento da CPI citada por Alvaro Dias, disse esperar a mesma atitude de confiança e deferência na indicação dos parlamentares petistas para a CPI mista.
Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comentou que estão sendo realizados ajustes no requerimento da CPI mista e assinalou o papel do Congresso Nacional como catalisador de um entendimento no campo. O senador Duciomar Costa (PTB-PA) disse que pretende levar ao colegiado denúncias de irregularidades na apropriação de terras em seu estado pela União.
03/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projetos incentivam parcerias para reduzir tensão no campo
Alvaro Dias critica privatização do Campo de Libra do pré-sal
Alvaro Dias diz que leilão do Campo de Libra é 'privataria'
ÁLVARO DIAS QUER FINANCIAMENTO PARA MORADIAS NO CAMPO
Alvaro Dias prevê aumento da violência também no campo
Alvaro Dias alerta para crescimento da crise no campo