Alvaro Dias: não há nada mais à direita do que o PT no governo
As ações administrativas do PT no governo consagram a extrema-direita, disse nesta segunda-feira (21) o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ao comentar declarações do ministro da Casa Civil, José Dirceu, que agradeceu à direita o apoio que tem dado ao governo em algumas reformas votadas no Congresso. Para o senador, -não há nada mais à direita do que o PT no governo-. Ele lembrou que o presidente do partido, José Genoíno, já no ano passado afirmava à revista IstoÉ que o PT tinha que ultrapassar o esquerdismo.
Segundo o senador, essa nova posição do partido fica evidente quando se observa que o governo petista adota o receituário -ultra-ortodoxo- do Fundo Monetário Internacional (FMI) e pratica um capitalismo singular, que premia o capital e penaliza o trabalho.
- Basta observar que no governo petista houve um crescimento de 6% de novos milionários no Brasil. Enquanto que os trabalhadores tiveram uma queda brutal da renda, da ordem de 7,5% - afirmou.
Os argumentos que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva hoje utiliza antes eram identificados pelo PT como ultradireitistas, continuou Alvaro Dias ao rebater as razões apresentadas pelo Executivo para não reajustar o salário mínimo para R$ 275, como propôs o Senado. Afirmar que um salário mínimo maior pode sacudir o mercado é um argumento típico de quem defende o sistema financeiro, disse o senador.
Citando Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia de 2001, Jeffrey Sachs - professor da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, e assessor especial do secretário-geral das Nações Unidas -, Kofi Annan e Robert Rubin, ex-secretário do Tesouro no governo Bill Clinton, Alvaro Dias observou que não está sozinho em sua avaliação e destacou que renomados economistas manifestam preocupação com o destino da política econômica brasileira.
21/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: crise é mais séria do que o governo admite
Alvaro Dias diz que governo gasta mais em viagens do que em investimentos
Alvaro Dias: "MP do governo foi mais um avanço no bolso do brasileiro"
Alvaro Dias quer mais idosos recebendo benefícios do governo
ÁLVARO DIAS PEDE MAIS SENSIBILIDADE DO GOVERNO COM A CONSTRUÇÃO CIVIL
Alvaro Dias: governo Lula gastou com juros 80 vezes mais que verba do Fome Zero