Alvaro Dias parabeniza STF por decisão de processar "mensaleiros"



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou em Plenário, nesta terça-feira (28), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão de instaurar processo criminal contra políticos e empresários envolvidos no caso do "mensalão". Em sua avaliação, os ministros do STF, por terem sido em sua maioria nomeados pelo presidente Lula, deram demonstração de autonomia e independência ao decidirem desfavoravelmente aos ex-membros do governo federal.

- Quero aplaudir o STF e os seus ministros, louvar a sua independência. De dez ministros, seis foram nomeados pelo presidente Lula. Mas esse fato não os impulsionou a defender eventuais interesses de quem está no governo - afirmou.

Em seu pronunciamento, o senador paranaense destacou também a importância das investigações realizadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios,que funcionou entre 2005 e 2006, e do procurador geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Tratando das CPIs de forma geral, Alvaro Dias aproveitou o exemplo do trabalho da CPMI dos Correios para ressaltar a capacidade dessas comissões de estabelecer, de forma transparente, interações com a sociedade. Ele mencionou também, lembrando frase de Ulysses Guimarães, a agilidade possibilitada nas apurações das CPIs devido ao fato de elas poderem dispensar provas documentais e materiais. Ao contrário dos processos judiciários, conforme explicou o senador, os indícios são suficientes para penalização de natureza política.

Impeachment

Ao considerar o governo federal como o verdadeiro réu que está sendo julgado pelo STF, Alvaro Dias lamentou o fato de os partidos oposicionistas e instituições organizadas da sociedade não terem conseguido abrir processo de impeachment contra o presidente Lula no auge das apurações CPMI dos Correios.

- Não cabe mais aquele discurso de que crime não existiu, de que o presidente da República de nada sabia. Aliás, recentemente na revista Playboy o senhor José Dirceu [ ex-ministro de Lula processado pelo STF] afirma taxativamente que o presidente Lula sabia de tudo o que ocorria em seu governo, que era impossível ele não saber de todos os fatos que ocorriam no seu governo - disse.



28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Alvaro Dias critica adiamento da votação da 'PEC dos Mensaleiros'

Alvaro Dias defende urgência para voto aberto e pede aplicação aos 'mensaleiros'

Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção

Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção

Jarbas destaca decisão da CCJ de votar 'PEC dos Mensaleiros' na quarta

Alvaro Dias elogia decisão do TSE sobre Ficha Limpa