Álvaro Dias: CPI contribuirá para nova fase do futebol brasileiro



O presidente da CPI do Futebol, senador Álvaro Dias (PMDB-PR), disse nesta terça-feira (4) que a CPI do Futebol realizou um trabalho sério de investigação, e que o relatório do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) deverá contribuir para que o futebol brasileiro entre numa nova fase. Ele ressaltou que a comissão, além de apontar os erros cometidos por dirigentes de clubes e federações, propõe uma nova legislação, com o objetivo de modernizar a estrutura do futebol brasileiro, que precisa de uma administração mais transparente, com a devida fiscalização e prestação de contas.

- O futebol está num estágio de pobreza - afirmou o presidente da CPI, lembrando que o relatório aponta "vícios históricos, desvios, falcatruas, corrupção, ilícitos e crimes" de dirigentes que administram o futebol.

Antes de o relatório do senador Geraldo Althoff começar a ser lido, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse que estava sendo pressionado pela imprensa para votar a favor do relatório oficial da CPI, "sem mesmo ter lido o documento". Ele afirmou que grande parte da imprensa defende o relatório Althoff e faz pressão para que os membros da comissão votem a favor.

Camata manifestou a sua estranheza com o fato de a comissão não ter investigado o Atlético Paranaense que, segundo disse, praticou irregularidades na venda de jogadores ao exterior. Em resposta, o presidente Álvaro Dias informou que o clube havia sido investigado, não tendo sido constatada nenhuma irregularidade em suas contas, incluindo a transação de jogadores. "Todos os impostos foram pagos e os valores das vendas contabilizados", garantiu Álvaro Dias.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse considerar normal que a imprensa, antes de qualquer votação importante, como é o caso do relatório da CPI do Futebol, faça pesquisas para tornar público o voto de cada parlamentar. Disse que também foi procurado por jornalistas, e nem por isso se sentiu constrangido. Tuma elogiou o trabalho do relator afirmando que "nada foi plantado" e que o relatório Althoff tinha total apoio do PFL.

Também o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) disse que não se sentiu pressionado pela imprensa e revelou aos jornalistas o seu voto a favor do relatório Althoff. Ele lembrou sua participação na maioria das reuniões da CPI e manifestou sua convicção de que foi feito "um trabalho sério, destinado a colocar o futebol brasileiro num novo caminho.

04/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FIM DA CORRUPÇÃO NO FUTEBOL CONTRIBUIRÁ PARA CRESCIMENTO DO PAÍS, DIZ ÁLVARO DIAS

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

PARA ÁLVARO DIAS, HÁ INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DO FUTEBOL

Alvaro Dias e Arthur Virgílio acham 30 dias suficientes para nova CPI

Álvaro Dias pede a Tebet segurança para assessores da CPI do Futebol

ÁLVARO DIAS É ELEITO PRESIDENTE DA CPI DO FUTEBOL E CONVOCA LUXEMBURGO PARA DEPOR