Alvaro Dias pede pressa na instalação da CPI da Petrobras



Ao comentar matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense, sobre o valor dos salários dos diretores-executivos da Petrobras, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou, em discurso nesta quinta-feira (25), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras já na próxima semana.

O senador criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por autorizarem reajustes de até 90%, entre 2003 e 2007, para a diretoria-executiva da Petrobras.

- É evidente que dirão: 'Mas isto é legal'. Não há dúvida, deve ser legal; afinal os atos foram praticados em função de normas estabelecidas pela empresa, com o aval do Poder Executivo, já que quem preside o Conselho da Petrobras é a ministra da Casa Civil. Nós não estamos discutindo a legalidade: nós estamos questionando a moralidade - afirmou.

Para o senador, a necessidade da CPI estaria mais do que justificada pela várias irregularidades na administração da estatal reveladas pelas operações Águas Profundas, Royalties e Castelo de Areia realizadas pela Polícia Federal. Ele observou, no entanto, que o fato de os governistas terem se colocado contra a instalação da CPI, retardando o início dos trabalhos, "ofereceu espaço para que novas denúncias surgissem".

- São fatos relevantes que justificam investigação em profundidade, para a necessária responsabilização civil e criminal, se os ilícitos forem confirmados. A CPI tem a função de colocar o mal à luz para chegar ao conhecimento da população, que pressiona e exige providências - disse ele, referindo-se a denúncias de superfaturamento e pagamentos indevidos nas obras da refinaria de Pernambuco e na construção de plataformas para exploração de petróleo em alto mar.



25/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias cobra instalação da CPI da Petrobras na próxima semana

Alvaro Dias critica falta de quórum para instalação dos trabalhos da CPI da Petrobras

Alvaro Dias anuncia que oposição pode recorrer ao STF para garantir instalação da CPI da Petrobras

Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção

Alvaro Dias pede informações ao MP sobre denúncias de irregularidades na Petrobras

Alvaro Dias pede que Lina Vieira seja ouvida pela CPI da Petrobras