Alvaro Dias: promessas não cumpridas derrubam popularidade de Lula



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou nesta quarta-feira (23) que, enquanto o governo continuar descumprindo suas promessas de campanha, seguirá caindo nas pesquisas de opinião pública. O senador referia-se à pesquisa que registra a queda de aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 34,6% para 29,4% entre os meses de maio e junho. -As promessas de governo se constituem em sepulcro do governante-, afirmou Dias.

O senador acredita que Lula ignora promessas de campanha e também as feitas já durante o governo, citando a de não aumentar a carga tributária. Segundo Dias, o aumento na carga tributária vem sendo dramático no governo Lula e este ano chegará a 38% do Produto Interno Bruto (PIB), inibindo o crescimento econômico.

- Não há como ter crescimento se a carga de impostos asfixia a economia - argumentou o senador.

Na opinião do representante do Paraná há, porém, duas situações que são determinantes na queda de popularidade do presidente: o desemprego e a corrupção.

- O presidente Lula prometeu durante a campanha gerar 10 milhões de empregos, mas o governo está paralisado e não consegue encontrar soluções para geração de postos de trabalho - avaliou Alvaro Dias.

Quanto à corrupção, o senador sugeriu que o PT permita a criação de comissões parlamentares de inquérito (CPI) para investigar casos de corrupção no governo, como o assassinato do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel (PT); o envolvimento do ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz, em corrupção e também o escândalo de superfaturamento no Ministério da Saúde, o -caso dos vampiros-.

- Ou então que o governo aceite a criação de uma grande CPI para investigar tudo isso, a CPI da Corrupção. Enquanto o governo não acordar para a necessidade de haver mais transparência da postura ética que prometeu, continuará caindo nas pesquisas de opinião - afirmou.



23/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino acusa Lula de ignorar promessas não cumpridas

César Borges ataca Lula por promessas não cumpridas

Heráclito: promessas feitas aos piauienses não são cumpridas

Alvaro Dias não vê sinceridade em promessas do governo

Flexa Ribeiro mostra promessas não cumpridas pelo governo

Arthur Virgílio: "Promessas não cumpridas ameaçam Brasil com desobediência civil"