Álvaro Dias propõe prazo maior para requerimento de aposentadoria especial



Foi encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para decisão terminativa, projeto do senador Álvaro Dias (PDT-PR) que amplia, de 15 para 30 anos, o prazo para que os trabalhadores rurais e os segurados especiais (produtor, parceiro, meeiro, garimpeiro, etc.) requeiram o benefício da aposentadoria por idade, mediante simples comprovação do exercício da atividade durante período equivalente ao de carência.

O período de 15 anos passou a vigorar na data de publicação da lei, em julho de 1991. A medida tinha por objetivo compatibilizar a dificuldade dos agricultores em cumprir as obrigações previdenciárias e o seu súbito enquadramento como segurados obrigatórios. O senador está propondo a ampliação do prazo para 30 anos por entender que os trabalhadores rurais ainda não estão em condições de cumprir a exigência da comprovação de contribuições.

- Nossa proposição está atenta às dificuldades do homem do campo na hora de efetuar os recolhimentos devidos. Quando dispõe de trabalho, na maior parte das vezes ele é informal ou de curto prazo. Precisamos de um tempo maior para a obtenção de resultados. Precisamos, sobretudo, de iniciativas governamentais que estimulem e facilitem a formalização dos contratos de trabalho no meio rural, tornem realidade a inclusão social e desenvolvam formas de garantir renda contínua a esse segmento da população - afirmou Álvaro Dias.



04/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer estender até 2021 prazo para que trabalhadores rurais requeiram aposentadoria por idade

Paim propõe aposentadoria especial para paraplégicos

Projeto propõe aposentadoria especial para trabalhadores de bares e restaurantes

Alvaro Dias entrega requerimento para CPI da Petrobras

ACM PROPÕE FIM DO IPC E DE APOSENTADORIA ESPECIAL NAS ESTATAIS

Alvaro Dias quer prorrogar facilidades para aposentadoria de trabalhador rural