Alvaro Dias propõe que políticos assumam compromisso de reconstruir imagem das instituições públicas



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), propôs nesta terça-feira (1º) que todos os candidatos a cargos eletivos - a presidente, governador, senador e deputado federal - assumam o compromisso de construir uma nova imagem para as instituições públicas brasileiras, tendo em vista o desgaste sofrido pelo Congresso Nacional e demais instâncias políticas devido aos escândalos de corrupção envolvendo parlamentares e membros do Executivo.

Alvaro Dias afirmou que a corrupção geralmente tem início nas campanhas eleitorais, o que requer que a atual legislação seja alterada e aprimorada. Ele defendeu a realização da reforma política, que considerou indispensável, dizendo que, embora não interesse aos políticos, interessa ao país e os brasileiros "vítimas dos escândalos de corrupção".

O senador culpou a Câmara dos Deputados pela descrença da opinião pública no que diz respeito aos políticos, principalmente devido à absolvição da maioria dos deputados envolvidos no "mensalão".

Para mostrar o desgaste dos políticos junto à população, Alvaro Dias citou resultado de pesquisa realizada em seu estado, o Paraná, segundo a qual 82% da população não têm interesse na campanha eleitoral.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) afirmou que a reforma política deve ser a primeira grande tarefa da próxima legislatura, sob pena de o novo governo não conseguir assegurar a governabilidade necessária para fazer as demais reformas reclamadas pela sociedade.

01/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias propõe reestruturação das universidades públicas paranaenses

Alvaro Dias: imagem do Brasil está comprometida pela falta de autoridade do governo

Alvaro Dias critica uso de dossiês contra adversários políticos

Álvaro Dias assume compromisso pela anulação da venda da Copel

Álvaro Dias: no início PSDB tinha como compromisso combater a corrupção

ÁLVARO DIAS QUER MAIS CREDIBILIDADE PARA AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS