ÁLVARO DIAS QUER DINAMIZAR O ESPORTE



O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) conclamou o novo ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, a usar a prática esportiva como instrumento para atender crianças de famílias pobres, tirando-as do trabalho infantil e dando-lhes incentivos para permanecer na escola, através de programas de estímulo às vocações esportivas.
Ele mencionou duas teses de mestrado de professores da Universidade de Maringá (PR) mostrando que 50% dos convocados para as últimas seleções de atletismo no Brasil provieram do Paraná e, em sua maioria, oriundos de projetos desenvolvidos na gestão do senador como governador, entre 1987 a 1991. Álvaro Dias lamentou que os projetos, intitulados Frutos da Terra e Paraná Olímpico, não tenham continuado no atual governo.
O Frutos da Terra dava, conforme o senador, a crianças selecionadas nas escolas públicas, um kit para a prática esportiva e um salário mínimo mensal às famílias. Em quatro anos, atendeu 720 estudantes em 100 municípios com recursos provenientes da Loteria Estadual. Álvaro Dias citou dados da pesquisa realizada pelos professores mostrando que, com esse pequeno auxílio, vários atletas juvenis obtiveram medalhas ao competir pelas seleções brasileiras.
O senador afirmou, ainda, que o projeto Paraná Olímpico patrocinava atletas já convocados pelas seleções nacionais, com verbas oriundas do Banco do Estado do Paraná, dando-lhes a oportunidade de dispensar qualquer outro tipo de apadrinhamento político. Ele garantiu, porém, que seu governo nunca se utilizou da imagem desses atletas para promoção política.
Álvaro Dias salientou que o Brasil tem 21,1 milhões de menores de 18 anos vivendo em famílias com rendimento per capita mensal inferior a meio salário mínimo, bem como 2,9 milhões de crianças de 5 a 14 anos que trabalham para complementar a renda familiar. "O novo ministro poderia fazer um levantamento das experiências de estados e municípios sobre atendimento infantil e juvenil através de esporte e elaborar um plano, em nível nacional, para favorecer boa parte dessas crianças e identificar talentos", disse.
Em aparte, o senador Ernandes Amorim (PPB-RO) afirmou ser o esporte a maneira mais efetiva de assistir crianças de rua, integrando-as à sociedade.

05/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: Ministério do Esporte beneficiou ONGs ligadas ao PCdoB

Alvaro Dias pede garantia de vida a autor de denúncias contra ministro do Esporte

Freitas Neto quer dinamizar a cultura da carnaúba

PATROCÍNIO QUER DINAMIZAR AS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

Moreira Mendes quer dinamizar comércio do Brasil com Taiwan

Álvaro Dias quer limitar juros do SFH em 10% ao ano