Moreira Mendes quer dinamizar comércio do Brasil com Taiwan



Ao relatar sua recente visita a Taiwan, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) enfatizou ser possível incrementar as trocas comerciais com aquele país, mesmo sem o reatamento das relações diplomáticas. Para o senador, o Brasil reúne condições de vender grandes montantes de carne e soja, compranzz do tecnologia de ponta em computadores e equipamentos de telecomunicações. O senador - que visitou o país a convite do governo de Taiwan - afirmou que há interesse em um comércio maior com o Brasil, apesar das dificuldades encontradas por seus empresários em visitas ao país, onde seus passaportes não são reconhecidos.

- Eles sofrem o constrangimento de vir aqui com um laissez-passer, documento anacrônico usado somente uma vez. Creio ser possível mudar a legislação brasileira para permitir que usem seu passaporte, como acontece nos Estados Unidos - observou, ressaltando que também os EUA não mantêm relações diplomáticas com Taiwan.

Moreira Mendes destacou o desenvolvimento industrial de Taiwan e seu comércio intenso com todos os países do mundo. Atribuiu esse sucesso ao trabalho do Banco de Exportação/Importação, que financia as trocas comerciais com juros baixos e muito oferta de crédito.

- No Brasil, ao contrário, o custo financeiro alto demais trava maior desenvolvimento de nosso comercio exterior - disse.



10/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES LEMBRA 110 ANOS DE CRIAÇÃO DO REGISTRO DO COMÉRCIO

MOREIRA MENDES QUER REGULAMENTAR SEGUROS

Moreira Mendes quer viabilizar turismo marítimo

Moreira Mendes quer mais apoio ao turismo

MOREIRA MENDES NÃO QUER MUDANÇA NO TRAJETO DE GASODUTO

MOREIRA MENDES QUER ADIAMENTO.DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETRONORTE