Freitas Neto quer dinamizar a cultura da carnaúba
Segundo Freitas Neto, a carnaúba oferece inúmeras aplicações econômicas de sua cera, até mesmo para exportação. Embora receba pouca atenção em nível federal, tem muita importância regional, especialmente para os Estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. "Trata-se de um produto que precisa de um "empurrão" federal para viabilizar-se como produto de exportação, proporcionando empregos e fixando a mão-de-obra local à terra", explicou.
Freitas Neto afirmou que os recursos do Funcarnaúba serão aplicados em pesquisas, no desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias, em treinar mão-de-obra, melhorar a infra-estrutura de apoio à produção, estimular as cooperativas de trabalhadores, promover o aumento do consumo do produto nos mercados interno e externo bem como em custear a substituição de plantações que não tenham boa produtividade.
Para o senador pelo Piauí, se aprovado o projeto de criação do Fundo, a carnaúba poderá contar com o respaldo financeiro indispensável para inovar a tecnologia e ampliar a produção, elevando o retorno econômico para a região e garantindo emprego a uma população que dele necessita, especialmente nos meses de entressafra, concluiu Freitas Neto.
26/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Freitas Neto propõe criação de um fundo para modernizar a cultura da carnaúba
Freitas Neto quer baratear livro didático
Freitas Neto quer redução de desigualdades regionais
FREITAS NETO QUER PRESSA PARA LUZ NO SUL DO PIAUÍ
FREITAS NETO QUER MAIS COMBATE ÀS DESIGUALDADES REGIONAIS
FREITAS NETO QUER NORMATIZAR MANEJO DE PLANTAS MEDICINAIS