Álvaro Dias quer mais recursos para assentamentos



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá examinar projeto de autoria do senador Álvaro Dias (PDT-PR) assegurando recursos orçamentários para assentamentos da reforma agrária. O projeto estabelece que os investimentos públicos na área agrícola deverão ser aplicados com prioridade nesse setor. A matéria terá decisão terminativa na CAE, ou seja, só será examinada em Plenário mediante requerimento específico para esse fim, assinado por pelo menos nove senadores.

A proposta modifica a lei que trata da política agrícola e define o que pode ser considerado infra-estrutura prioritária dos assentamentos: açudes, barragens, perfuração de poços artesianos, armazéns comunitários, mercados de produtores, estradas, escolas, postos de saúde além de energia elétrica, estrutura de comunicação, de saneamento e de lazer comunitário.

Álvaro Dias acredita que só com investimentos pesados do governo os trabalhadores assentados terão condições de trabalhar a terra de maneira adequada. Em sua argumentação, o senador observa que, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o governo teria gasto nos últimos sete anos R$ 13,2 bilhões em 4.275 assentamentos de reforma agrária, beneficiando 584 mil famílias. Mas as obras de infra-estrutura receberam apenas R$ 100 milhões, o que não representa nem 1% de toda a verba destinada à reforma agrária, destacou o senador.

Álvaro Dias, que atualmente disputa o governo do Paraná, afirma que, ao melhorar a infra-estrutura dos projetos de reforma agrária, o governo não estará apenas dando melhores condições para a vida no campo, mas, também, reduzindo o fluxo migratório para os centros urbanos. "Assegurar recursos orçamentários para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais é uma providência que vai garantir uma oportunidade concreta de melhoria social e econômica", disse.



24/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias quer priorizar investimentos na infra-estrutura de assentamentos da reforma agrária

ÁLVARO DIAS QUER 22% DOS RECURSOS DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA

Alvaro Dias quer proibir contingenciamento de recursos para segurança pública

Alvaro Dias quer auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop

ÁLVARO DIAS QUER MAIS CREDIBILIDADE PARA AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS

ÁLVARO DIAS QUER MAIS CREDIBILIDADE PARA AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS