Delegado reclama da imprensa e Ideli quer saber como Araucária movimentou tanto dinheiro



O delegado Paulo Roberto Falcão Ribeiro disse nesta quinta-feira (17), em audiência na CPI do Banestado, que o trabalho dos encarregados do inquérito que apura evasão de divisas por meio das contas CC-5 está sendo prejudicado pelo -vazamento- de informações por meio da imprensa.

- Há um excesso de mídia e de uma forma prematura. Estamos lendo no jornal Folha de S Paulo e na revista IstoÉ, por exemplo, documentos que estão sob segredo de Justiça, entrevistas com suspeitos que ainda nem foram interrogados e que sequer sabiam que eram suspeitos, por exemplo, e isso tudo atrapalha - disse o delegado.

Segundo ele, é legítimo o direito de informar à opinião pública, mas, nesses casos específicos, houve -um desserviço- ao país, porque as investigações foram prejudicadas.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que, em alguns casos, alguns suspeitos poderão sumir com o dinheiro ilícito, uma vez alertados, além do fato de que evidências podem ser destruídas.

- Os jornais disseram, por exemplo, que o senador Magno Malta viajou por conta própria para investigar em Nova York. Pois o presidente Sarney informou que ele viajou autorizado pelo Senado, para tratar de assuntos do projeto Fome Zero - disse Heráclito.

O senador piauiense também ficou surpreso com a má vontade e a omissão do Banco Central.

- Eu que sempre defendi a autonomia do Banco Central, mudei de idéia. Se subordinado ao governo, o BC age dessa forma, imagino como agirá voando livre por aí - ironizou.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que é absurdo que um banco de pequeno porte como o Araucária tenha movimentado bilhões de dólares, sem que o Banco Central ou qualquer autoridade brasileira percebesse que havia algo errado.

- É importante saber isso, quem eram os controladores do Banco Araucária, e as reais dimensões do banco, como foi possível movimentar um volume tão absurdo de dinheiro.



17/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli quer saber origem e destino de dinheiro apreendido em SC

Alvaro Dias quer saber como o Comitê Olímpico usou dinheiro do governo

Ideli reclama de cobertura da imprensa das conclusões sobre a morte de Celso Daniel

Arthur Virgílio quer saber se governo terá assessoria de imprensa no exterior

Alvaro Dias quer saber se cartilha do PT foi impressa com dinheiro público

RELATOR QUER SABER DE ONDE GOVERNO VAI TIRAR DINHEIRO PARA PAGAR FGTS