Alvaro Dias quer saber se cartilha do PT foi impressa com dinheiro público



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu ao governo explicações sobre uma cartilha que, segundo notícias de jornais, foi editada pelo Ministério do Planejamento. Para o parlamentar, a cartilha - um guia para os candidatos do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais deste ano - pode ser um caso de improbidade administrativa, caso tenha sido impressa com dinheiro público.

O representante paranaense classificou a cartilha como -uma peça de ficção, um embuste, uma escamoteação da realidade-. Afirmou que o governo, para editar a peça, inspirou-se em Joseph Goebbels, ministro da propaganda do governo nazista, a quem atribuiu o seguinte pensamento: -uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade-.

O senador disse que a cartilha traz diversas mentiras. A primeira delas, para ele, é que a relação dívida pública/Produto Interno Bruto (PIB) caiu no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto Alvaro Dias quanto a cartilha concordam que essa relação é hoje de 57,4%. No começo do atual governo, no entanto, a cartilha afirma que este índice estava em 61,7%, enquanto o parlamentar afirma que ele era de 55,5%.

Alvaro Dias disse também que Lula não poderia ter afirmado, em seu recente discurso em Nova York, que assumiu o governo com -um enorme déficit na balança comercial-. Segundo ele, em 2002, último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, o superávit comercial foi de US$ 11 bilhões. Acrescentou que a cartilha aponta a melhora na balança comercial como obra do presidente Lula, quando ela teve início com a desvalorização do real pelo governo FHC em 1999.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que -o Duda Goebbels Mendonça (Duda Mendonça, publicitário que cuidou da campanha de Lula a Presidência e que assessora atualmente o PT) está levando o Lula para o fundo do poço-. Em outro aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou que Lula ganhou a eleição para presidente iludindo o povo com promessas que não cumpriu.





29/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer saber como o Comitê Olímpico usou dinheiro do governo

Alvaro Dias quer saber critérios para votação de MPs

Alvaro Dias quer saber por que ministros não liberam suas emendas

Alvaro Dias: "Com dinheiro público, Lula cala a boca de lideranças do MST"

Alvaro Dias quer informações sobre denúncias de lavagem de dinheiro em prêmios de loteria

Alvaro Dias lembra que CPMI da Terra revelou desvio de dinheiro público por entidades ligadas aos sem-terra