Alvaro Dias reclama que bancos aumentam lucros enquanto milhões passam fome



O líder da minoria, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, nesta quarta-feira (17), que seis bancos - Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Banespa e Caixa Econômica Federal - divulgaram aumento de 55,7% em seus lucros no último trimestre (quando comparado ao mesmo período do ano passado), enquanto perfil elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre segurança alimentar no país constatou que 14 milhões de brasileiros passaram fome em 2004 e outros 24,5 milhões sofrem de insegurança alimentar.

- Aos bancos tudo e a 14 milhões de pessoas nem o pão. Não vamos cometer a injustiça de responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela existência de cerca de 40 milhões de pessoas nessa situação, mas devemos indagar se ele tem respondido às expectativas da sociedade brasileira em relação às suas promessas. A resposta é não. Não há o cumprimento dos compromissos elementares firmados com o exercício pleno da cidadania - disse.

O líder da minoria também considerou difícil para o governo federal explicar aos produtores rurais suas prioridades, uma vez que não pode ajudá-los, mas perdoa dívidas de países africanos e faz empréstimos para obras no exterior.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) ponderou que, apesar dos graves números apresentados pelo IBGE, a situação brasileira vem apresentando melhoras nos últimos anos. Quanto aos lucros dos bancos, Sibá comentou que a situação deles é sempre boa, seja em que governo for.



17/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias apóia proposta de taxar lucros dos bancos

Alvaro Dias: Brasil afaga ditadores enquanto apedreja o Paraguai

Alvaro Dias critica declarações de Lula na Expo Fome Zero

Alvaro Dias reclama transparência à execução de projetos culturais beneficiados com Lei Rouanet

Alvaro Dias condena poder excessivo dos bancos

Alvaro Dias: governo Lula gastou com juros 80 vezes mais que verba do Fome Zero