Alvaro Dias: "Tancredo dignificou a atividade política"



Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Tancredo Neves "dignificou a atividade política" e "sua vocação moderada" foi direcionada totalmente à busca da conciliação e da negociação.

- Sem prejuízo de suas posições liberais, ele operou no cenário da política brasileira sem abrir mão de suas convicções pessoais, tendo o bem comum como objetivo maior a ser alcançado - sustentou.

Alvaro Dias afirmou que Tancredo "travou árduas batalhas contra o autoritarismo e a ausência de liberdade", lembrando que, em 1982, o político mineiro alertou que o autoritarismo "começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão". Conforme o senador, a ojeriza de Tancredo Neves ao autoritarismo está expressa em outra frase: "Para meu ideário político, o valor absoluto da vida é a liberdade. O paraíso, se estiver cercado, será sempre o inferno".

O senador paranaense utilizou-se de outras frases de Tancredo para mostrar sua face conciliadora, sua verve de político engenhoso, sua face irônica e sua argúcia política. O ex-presidente, por exemplo, sustentava que "os políticos existem para evitar que os impasses aconteçam". Mais: "Só examine a espuma depois que as ondas pararem de bater" e "As fontes de todos os problemas sãos três: barra de ouro, barra de terra e barra de saia".

- A célebre frase de Tancredo Neves "o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade" ecoa por todo o Brasil como um brado de nação que não se curva ao autoritarismo. Tancredo, como poucos, se entregou completo (em detrimento da sua própria vida) ao serviço da nação - disse o senador Alvaro Dias.



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


"A democracia era a razão de ser de sua atividade política", diz Marisa Serrano sobre Tancredo

Alvaro Dias cobra regulamentação da atividade circense no país

Álvaro Dias quer regularizar futebol como atividade econômica

Alvaro Dias cobra do governo medidas para incentivar atividade econômica

ÁLVARO DIAS CRITICA POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÕES

ÁLVARO DIAS DEFENDE REFORMA POLÍTICA