Alvaro Dias cobra regulamentação da atividade circense no país



Ao relatar conflitos recentes envolvendo o grupo circense Le cirque e órgãos ambientais do Distrito Federal, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou a definição de regras claras para a atividade circense no país. Ele lembrou que o Senado já aprovou projeto de sua autoria que regulamenta o setor (PLS 397/03) e pediu agilidade da Câmara dos Deputados para a apreciação desse projeto.

- É preciso respeitar a atividade circense, evidentemente, estabelecendo normas compatíveis com as exigências da sociedade brasileira. Mas vamos discutir, no Congresso Nacional, e definir essas normas o mais rapidamente possível para evitar que fatos como esse venham a se repetir no nosso país - disse Alvaro Dias.

Na última semana, conforme recordou da tribuna Alvaro Dias, a Delegacia Especial do Meio Ambiente do Distrito Federal recebeu denúncia e enviou equipe para investigar supostos maus-tratos a animais do Le cirque, instalado no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, desde o início do mês de agosto. A equipe enviada teria concluído não existirem anormalidades no local, disse o senador.

Entretanto, continuou Alvaro Dias, nova equipe foi enviada ao circo, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para nova averiguação, o que resultou em ordem de embargo ao Le Cirque. Depois disso, disse o senador, um juiz concedeu liminar favorável ao circo, autorizando seu funcionamento.

- E houve um desrespeito à ordem judicial. Policiais armados invadiram o circo, houve reação, e, com isso, pessoas feridas, inclusive crianças, ocorrendo até mesmo internamentos. Em razão desse conflito, os proprietários do circo entenderam ser necessário retirar os animais do local e assim procederam. Não havia segurança para que esses animais lá permanecessem - afirmou Alvaro Dias.

Logo em seguida, completou o senador, órgãos ambientais do Distrito Federal baixaram ordem para busca e apreensão de animais no circo, e alguns deles já foram apreendidos. 

ONG

Alvaro Dias solicitou que a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as Organizações não-Governamentais (CPI das ONGs) apure a denúncia de que a ONG internacional GAP estaria patrocinando as operações dos órgãos ambientais do Distrito Federal.

De acordo com a página eletrônica do Projeto Gap na Internet, o chamado Great Ape Project (Projeto dos Grandes Primatas) "é um movimento internacional criado em 1994, cujo objetivo maior é lutar pela garantia dos direitos básicos à vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas não-humanos".



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias cobra do governo medidas para incentivar atividade econômica

Alvaro Dias conta com pressão do país na votação da regulamentação da Emenda 29

Projeto de Alvaro Dias exige registro prévio de espetáculo circense

CE poderá convidar Gilberto Gil para debater atividade circense

Alvaro Dias: "Tancredo dignificou a atividade política"

Álvaro Dias quer regularizar futebol como atividade econômica