Alvaro diz que equipe do governo está mal informada a respeito da posição do FMI



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) estranhou as comemorações de integrantes do governo federal durante esta semana sobre decisões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e as repercussões na economia brasileira. Segundo ele, os ministros e presidentes de estatais que se manifestaram sobre o assunto estão equivocados porque a medida anunciada pelo fundo não libera o Brasil de excluir os investimentos em infra-estrutura dos cálculos da meta fiscal. Ele explicou que não há, portanto, nenhuma folga no equilíbrio fiscal e nenhuma expectativa de novos investimentos.

- Esses ministros e presidentes de estatais (que comemoraram) são irresponsáveis, despreparados ou incompetentes, e é inaceitável que equívocos dessa dimensão sejam cometidos por essas pessoas. Também é lamentável gerar expectativas de forma falsa - reclamou o senador.

Ele observou que o próprio ministro da Fazenda, Antonio Palocci, esclareceu, de maneira didática, que o FMI não permitiu a exclusão dos investimentos no setor de infra-estrutura dos cálculos da meta fiscal e que nem a equipe econômica tinha a intenção de fazer isso.

O que o fundo autorizou, explicou Alvaro Dias, foi que alguns países, entre eles o Brasil, preparassem projetos-pilotos para criação de estruturas com características de estatais que, depois de prontos, serão submetidos ao aval do FMI, devendo conter garantias de retorno, rentabilidade e eficácia.

Alvaro acrescentou que, ao contrário do que foi anunciado, a capacidade de investimento está esgotada e desde já comprometida, o que inviabiliza o crescimento do país ou a geração de novos empregos. Ele aproveitou para pedir que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) volte a ser um banco para alavancar o desenvolvimento nacional, que é o objetivo original do órgão.



29/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO COBRA DO GOVERNO POSIÇÃO A RESPEITO DA PRIVATIZAÇÃO DE FURNAS

CRE vai debater posição do Brasil a respeito das eleições no Irã

Alvaro Dias protesta contra posição adotada pelo governo brasileiro na crise da Venezuela

Governo apresenta posição sobre Código Florestal esta semana

NABOR COMENTA SUA POSIÇÃO A RESPEITO DE RELATÓRIO FEITO POR JEFFERSON PERES

Cristovam lamenta posição do Brasil no que diz respeito à qualidade da educação pública