Alvaro quer subcomissão para discutir desperdício de alimentos



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou nesta sexta-feira (27), em Plenário, que vai propor à presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), a criação de uma subcomissão para discutir medidas para evitar o desperdício de alimentos e, assim, contribuir para o combate à fome no Brasil.

Para o senador, esse deveria ter sido o primeiro passo do programa Fome Zero. Ele apresentou dados de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que demonstram grandes perdas de frutas, verduras, hortaliças, legumes e grãos no Brasil que, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), seriam suficientes para alimentar até 8 milhões de famílias, ou 32 milhões de pessoas, durante um ano.

- O Brasil é o país do desperdício. 60% das 43,8 bilhões de toneladas do lixo urbano são compostas de restos de alimentos. Desde a lavoura até o consumidor final são desperdiçados 23% da produção de 65 milhões de toneladas de frutas, verduras e legumes. 13 milhões de toneladas não chegam às mesas dos consumidores – declarou o senador, renovando suas críticas ao Fome Zero e pedindo sua substituição pelo “Desperdício Zero”.

O pesquisador da Embrapa Milton Pereira da Costa, citou Alvaro, apontou que 6% do desperdício está no campo. No caso do trigo, a pesquisa detectou 10% dos grãos perdidos no período da armazenagem. Para o feijão, as perdas podem chegar a 30% e para o arroz, ultrapassar 20%.

- Faltam armazéns, que é uma responsabilidade do governo. Quando a carga é colocada em caminhões, mais 8% são desperdiçados no transporte, com cargas mal embaladas e em estradas esburacadas – reclamou Alvaro.

As projeções apresentadas pelo senador para a safra 2003/2004 estimam que 4,6% da produção não será comercializada e que duas sacas de grãos ficarão “no chão” em cada hectare, totalizando 42 milhões de sacas desperdiçadas ou um prejuízo de R$ 2 bilhões.

- No Paraná o desperdício foi reduzido por meio do monitoramento. Esse é o nosso objetivo com a subcomissão selecionar sugestões para a reduzir o desperdício e para combater a fome – afirmou, reclamando da falta de ação do governo para reduzir o desperdício.

Os senadores pelo Piauí Heráclito Fortes (PFL) e Alberto Silva (PMDB) apoiaram a iniciativa de Alvaro em apartes. Heráclito disse que o Fome Zero é “balela” e reclamou que a Embrapa foi “politizada” neste governo e que o ambiente na instituição é de decepção.

- Parece que vivemos em um país abastado onde não há fome nem miséria. 10% dos brasileiros são desnutridos ou não comem o suficiente para uma vida saudável, entre eles 5 milhões de crianças ou idosos. Isso deve nos convocar à responsabilidade – analisou, considerando que a compra de avião por 180 milhões sem concorrência pública é um retrato do desperdício no país.



27/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Associação Brasileira de Nutrição defende novos hábitos para evitar desperdício de alimentos

Valadares mostra preocupação com desperdício de alimentos

CRE quer discutir com Álvaro Uribe sobre bases norte-americanas na Colômbia

Ministra quer novas formas de produção para evitar desperdício e promover sustentabilidade

CAS vai discutir cumprimento de regras para conservação de alimentos

Ital promove evento para discutir qualidade de alimentos industriais