Valadares mostra preocupação com desperdício de alimentos




Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) comentou estudo divulgado semana passada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que indicou que cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano no mundo são desperdiçados, correspondendo a cerca de 1,3 bilhão de toneladas.

- Esse valor, por si só, já nos provoca a reflexão. Afinal, ele nos indica que não faltam alimentos para acabar com a fome no mundo. Estará aí a saída para o problema da escassez mundial de alimentos e da alta dos preços internacionais? - questionou o senador, que destacou também a existência de 925 milhões de pessoas desnutridas em 2010.

Ainda segundo o senador, o estudo mostra perdas e desperdício de alimentos em toda a cadeia produtiva e de abastecimento, da produção agrícola ao consumo doméstico. A distribuição do desperdício é diferente entre os países. Na Europa e na América do Norte se desperdiça mais do que na África, na América do Sul e no Sudeste Asiático.

- São desperdiçados de 95 a 115 quilos de alimentos por ano por pessoa nos países ricos, contra apenas de 6 a 11 quilos nos países pobres e emergentes. O que os dados mostram é que o desperdício é maior onde há menos gente passando fome - resumiu o senador.

Valadares citou revoltas e conflitos recentes causados pela alta dos preços dos alimentos em países como Moçambique, Tunísia, China, Argélia e Egito. As causas do problema, para ele, incluem fatores que vão além da produção agrícola, como a alta do preço do petróleo, a especulação com as commodities e o fato de os países terem deixado de formar estoques reguladores.

O senador lembrou que foi o autor da proposta de emenda à Constituição que incluiu a alimentação entre os direitos sociais previstos no artigo 6º do texto constitucional. Valadares acredita que o direito à alimentação deveria ser incluído nas constituições de todos os países do mundo.

- Há uma campanha de âmbito internacional, patrocinada pela ONU, no sentido de que os países verifiquem a possibilidade de que seus parlamentos consagrarem o direito à alimentação incluindo-o nas suas constituições - informou.



19/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro quer subcomissão para discutir desperdício de alimentos

Associação Brasileira de Nutrição defende novos hábitos para evitar desperdício de alimentos

Valadares manifesta preocupação com a vazão do São Francisco

Valadares manifesta preocupação com resposta americana a ataques terroristas

Antônio Carlos Valadares manifesta preocupação com situação do Egito

Lobão mostra preocupação com idosos