Amapá envia plano de outorga florestal ao Ministério do Meio Ambiente, diz Geovani Borges



Em pronunciamento nesta quinta-feira (14), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) comunicou que o Amapá já enviou ao Ministério do Meio Ambiente o plano anual de outorga florestal, o que o torna o primeiro estado do país a adotar tal iniciativa. A elaboração do plano anual é uma exigência da lei que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável (Lei 11.284/06).

Geovani Borges explicou que o plano de outorga de 2009 indicou uma área de 1,5 milhão de hectares para a concessão de uso dentro da floresta estadual do Amapá, a maior floresta estadual do país. Localizada às margens da BR-156, a floresta corta os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Mazagão, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Calçoene e Oiapoque.

De acordo com o senador, o Instituto Estadual de Floresta do Amapá está fazendo uma projeção anual de R$ 20 milhões em arrecadação somente em royalties com a instalação de empresas na área indicada, o que poderá resultar em percentual considerável de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá, além da criação de 15 mil empregos diretos.

Geovani Borges explicou ainda que, com o plano anual aprovado no Ministério do Meio Ambiente, os técnicos do instituto irão preparar o plano de manejo da floresta, que vai apontar o que usar e como explorar a área. Para isso, serão feitos os inventários de floresta e fauna, o geoprocessamento, o levantamento topográfico e socioeconômico da região.

- Segundo a lei de gestão de florestas públicas, a cessão de áreas florestais deve ser de 30 anos. A expectativa é de que até o final de 2009 o Amapá faça as primeiras concessões florestais - informou Geovani Borges. 



14/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora instalação de varas federais do meio ambiente na Amazônia Legal

Ações do Ministério do Meio Ambiente são destacadas por Gilvam Borges

Sibá congratula Ministério do Meio Ambiente por licitação para concessão florestal na Amazônia

Sibá saúda Ministério do Meio Ambiente por licitação para concessão florestal na Amazônia

Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges pede investimentos no Amapá