Amaral defende criação de sistema de inteligência
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) defendeu a montagem de um sistema de inteligência integrado e de abrangência nacional como uma das soluções ao combate à violência. Como área suscetível a muitos aperfeiçoamentos, o senador acredita que é preciso investir em uma rede de informações, na qual os diversos centros possam trocar dados entre si, com agilidade.
- As investigações em qualquer ponto do Brasil devem ter o apoio desses centros. Isso exige tecnologia e coordenação - disse.
De acordo com Amaral, "já que não é mais possível continuar como agora, quando o governo federal trata de crimes federais e o estadual, de crimes estaduais".
Para o senador, além dessa proposta, existem muitos pontos a abordar no combate à criminalidade, como a eficiência das polícias e do Judiciário, a corrupção, o sistema prisional e a valorização do policial.
Ao discordar da opinião de que os parlamentares ficaram indiferentes ao tema da violência, Amaral ressaltou ainda que a Comissão Mista de Segurança pôde dar início aos seus trabalhos com mais de 250 projetos em tramitação no Congresso atinentes à segurança pública.
21/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE APROVA CRIAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA
CCJ APROVA CRIAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA
Justiça defende criação do Sistema Único de Segurança
Cristovam defende criação de novo sistema educacional
CRE DELIBERA SOBRE SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA
CRE ANALISA PROJETO QUE INSTITUI SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA