AMAZÔNIA PODE SER INVADIDA, ADVERTE GERALDO CÂNDIDO
Cândido contou ter visitado a região amazônica e encontrado muitas dificuldades, inclusive de contato com o restante do País. "Levávamos até duas horas para percorrer 50 quilômetros na Transamazônica, uma estrada sem asfalto. Quando não tínhamos de lidar com a lama, o problema era a poeira", acrescentou. Geraldo Cândido acredita que a ameaça de intervenção militar na Colômbia pode refletir-se na Amazônia brasileira. "Os Estados Unidos querem intervir na região há muito tempo e a Colômbia pode ser a porta aberta", advertiu.
O senador informou ter recebido a visita em seu gabinete de representantes da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os guerrilheiros da Farc, também chamada Exército do Povo, entregaram ao senador um documento, o mesmo entregue ao presidente colombiano, Andres Pastrana, propondo a paz na região. Os revolucionários explicaram que o país está em guerra civil há 40 anos e que os guerrilheiros estão "cansados" e querem negociar a paz.
Acusaram o governo colombiano de manter 3 mil paramilitares que exterminam camponeses e exigiram, como pré-requisito para o fim da guerrilha, mais justiça social, menos desigualdade e soluções para a penúria de 30 milhões de colombianos que sofrem com o desemprego, fome e miséria, problemas agravados, na opinião deles, pelo modelo neoliberal adotado pelo governo.
O senador afirmou que o imperialismo americano está retomando sua face intervencionista e lembrou as conseqüências da guerra do Vietnã, que, em dez anos, matou 56 mil americanos e deixou muitos mutilados. Geraldo Cândido externou também sua preocupação com a possibilidade de uso na Amazônia, pelos americanos, de desfolhantes químicos nas plantações de coca, uma vez que o produto poderá prejudicar a vegetação local.
31/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geraldo Cândido: somente mobilização pode levar à CPI
GERALDO CÂNDIDO DIZ QUE PODE ESTAR HAVENDO SABOTAGEM NA PETROBRAS
Geraldo Cândido: projeto que muda CLT pode reduzir FGTS para apenas 0,5%
Suspensão da imunidade sindical pode ter novas condições, segundo projeto de Geraldo Cândido
GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO
Geraldo Cândido homenageia as mulheres