Marisa Serrano pede solução para ex-alunos em dificuldades para pagar crédito educativo



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) informou ao Plenário que ex-estudantes universitários que conseguiram se formar graças ao Programa de Financiamento Educativo (Fies) e que, por falta de emprego, não conseguem pagar o financiamento, estão tendo seus nomes enviados para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Ela pediu uma solução ao governo para o caso, assinalando que a Caixa Econômica Federal, que concede o empréstimo, é um banco público e não pode criar situações tão constrangedoras.

- Onde está a UNE [União Nacional dos Estudantes]? Por que a UNE não faz passeatas para defender esses ex-estudantes? - indagou.

Marisa Serrano disse que tem recebido cartas de inadimplentes sustentando que não conseguem renegociar suas dívidas com a Caixa e que a situação é agravada quando seus nomes são enviados ao SPC.

A senadora criticou a cobrança de "juros sobre juros", o que eleva demais a dívida final dos ex-estudantes. Citou o caso de uma advogada recém-formada de Guaíba (RS), que tomou R$ 29 mil para financiar os estudos e, mesmo pagando parcelas a título de juros, agora deve R$ 45 mil. A senadora sustentou que não defende o calote, mas observou que o governo não pode permitir que ex-estudantes fiquem em situação difícil porque não conseguem trabalho depois de formados.

- A culpa não é deles - frisou.

Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), a senadora afirmou que projeto (PL 5.413/09) enviado pelo Executivo ao Congresso, em tramitação na Câmara, faz mudanças importantes no crédito educativo, estendendo o financiamento aos estudantes do ensino técnico de nível médio. Ela também considera positivo que o Fies saia da Caixa e vá para o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também apoia o abatimento da dívida quando o aluno for professor do ensino básico e cumpra até 20 horas de aula por semana ou quando ele se formar médico e for trabalhar com o programa Saúde da Família em regiões carentes.

Marisa Serrano foi apoiada, em apartes, pelos senadores Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) e Flávio Arns (sem partido-PR).



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano diz que educação é solução para violência no Brasil

CAS APRECIA SERVIÇO VOLUNTÁRIO PARA ESTUDANTE PAGAR CRÉDITO EDUCATIVO

PATROCÍNIO QUER SOLUÇÃO JUSTA PARA CRÉDITO EDUCATIVO

Vivian defende crédito educativo para alunos universitários

Marisa Serrano quer dedução de CPMF de Imposto de Renda a pagar

SATURNINO PEDE SOLUÇÃO PARA DIFICULDADES DA RÁDIO MEC DO RIO