AMIN PEDE PROVIDÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PAGAR MÉDICOS EM SANTA CATARINA



O senador Esperidião Amin (PPB-SC) apelou ao ministro da Saúde, José Serra, para que recomende o pagamento, há muito atrasado, dos médicos que prestam serviços ao Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Ipesc). Para isso, o senador sugere a utilização do aumento de R$ 300 milhões no repasse da União para os estados, conforme anunciado recentemente.

- Não seria o caso de o Ipesc, absolvendo-se da condenação pública por não cumprir os compromissos que assume, ser beneficiado com parte da quota que couber a Santa Catarina e, dessa forma, pagar aos médicos as importâncias devidas pelo seu trabalho? - questionou Amin, em discurso.

Segundo o senador, a Associação Catarinense de Medicina tem denunciado reiteradamente os atrasos no pagamento dos médicos. O último acordo entre os médicos e o instituto previa o pagamento parcelado a partir de 15 de maio passado, o que não foi cumprido. Assim, os médicos suspenderam o atendimento aos usuários do Ipesc desde o último dia 27.

A situação, frisou o senador, merece atenção especial do Ministério da Saúde já que parte da população do estado não está tendo acesso aos cuidados assistenciais garantidos pela Constituição. "O profissional médico catarinense vive um dia-a-dia marcado por desesperança e sacrifícios", disse Amin. Para ele, isto ocorre porque o programa de estabilização econômica não se refletiu positivamente nos serviços de saúde, como demonstra a reincidência de moléstias consideradas extintas.



05/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIN PEDE MAIS SEGURANÇA EM TRECHO DE RODOVIA EM SANTA CATARINA

ESPERIDIÃO AMIN DESPEDE-SE PARA ASSUMIR GOVERNO DE SANTA CATARINA

AMIN COBRA SOLUÇÃO PARA BOLSÕES DE MISÉRIA EM SANTA CATARINA

PDT decide apoiar Amin em Santa Catarina

AMIN APONTA MÁ GESTÃO DO GOVERNO DE SANTA CATARINA

AMIN REGISTRA MANIFESTO ANTIVIOLÊNCIA EM SANTA CATARINA