AMIN HOMENAGEIA RADIOAMADORES
A importância do radioamadorismo, atividade que "transcende o caráter de mero passatempo, constituindo, muitas vezes, prestação de serviço de relevante utilidade pública, de cunho gratuito e praticamente anônimo", foi destacada pelo senador Esperidião Amin (PPB-SC), ao lembrar a comemoração,em 5 de novembro, do Diado Radioamador.
O senador lembrou que o Brasil é atualmente um dos países com maior número de radioamadores, representados pela Liga dos Amadores Brasileiros de Radiodifusão (Labre), que tem reconhecimento oficial desde a década de 30. De acordo com Amin, graças à atuação da Labre, os radioamadores brasileiros são reconhecidos, desde a Segunda Guerra Mundial, como reservas das forças armadas.
Para Esperidião Amin, prova do vigor e da importância da atividade amadorística é o fato de seus operadores terem construído o primeiro satélite não pertencente a um governo, o Oscar, que, lançado em 1961, serve a radioamadores de todo o mundo. Amin destacou ainda que o radioamadorismo, do qual a radiodifusão comercial se originou, é "o único passatempo regulamentado por um tratado internacional".
- Proibidos de abordar, emsuas irradiações, de qualquer assunto de natureza comercial, religiosa, política, ou racial, bem como de aceitar pagamento por seu serviço, os radioamadores recebem o carinhoso reconhecimento das comunidades de todo o mundo pelo trabalho de inestimável valor que realizam no campodas comunicações de emergência durante inundações, terremotos, incêndios e outras calamidades. No Brasil, em particular, o radioamadorismo é reconhecido como atividade auxiliar dos órgãos públicos de defesa civil - disse.
27/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMIN HOMENAGEIA JORNALISTA CATARINENSE ASSASSINADO
AMIN HOMENAGEIA EX-SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA
SENADO INCLUI COMPETIÇÃO DE RADIOAMADORES NAS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS
Garibaldi quer isentar de IPI equipamentos para radioamadores
AMIN ESTRANHA ENTREVISTA AO "BOM DIA"
ACORDO COM FMI É "MAL NECESSÁRIO", DIZ ESPERIDIÃO AMIN