Antonio Carlos Júnior homenageia Orlando Gomes



O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) anunciou nesta terça-feira (1º) que no próximo dia 7 os baianos comemorarão, com uma série de eventos, o centenário de nascimento de "um dos gênios do Direito brasileiro", Orlando Gomes dos Santos. O senador assinalou que, juntamente com Rui Barbosa, Orlando Gomes levou a Bahia a figurar "como um dos mais importantes berços do saber jurídico brasileiro". Antonio Carlos encaminhou requerimento para um voto de congratulações.

- Aos 23 anos, Orlando Gomes era licenciado a ensinar a matéria. Apenas dois anos depois, aos 25 anos de idade, assumia a cátedra de Direito Civil e, aos 27 anos, tornava-se o primeiro professor de Direito do Trabalho na Bahia -assinalou.

O senador acrescentou que o pioneirismo de Orlando Gomes não se limitou ao ensino, pois também foi o primeiro juiz do Trabalho na Bahia. Antonio Carlos citou uma frase de Orlando Gomes, que revela muito sobre o seu caráter e que o inseriu definitivamente na história da Bahia e do Brasil: "Quando amanhã, passados muitos anos, perguntarem quem foi esse Orlando Gomes e alguém disser: foi um homem de bem, onde quer que eu esteja, estarei satisfeito. Foi tudo o que eu quis ser na vida".

Antonio Carlos também lembrou o trabalho de Orlando Gomes na preparação do novo Código Civil e salientou a imensa produção científica do jurista, com 40 livros e outras tantas teses que alicerçam os princípios fundamentais do Direito Civil e que se encontram presentes em diversas peças jurídicas forenses.



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior homenageia Dorival Caymmi

AMIN HOMENAGEIA EX-SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

Antonio Carlos Júnior diz que ACM foi injustiçado

Antonio Carlos Júnior vê necessidade de aperfeiçoamento na LRF

Suplente de ACM é seu filho Antonio Carlos Júnior

Antonio Carlos Júnior: "crise não é mera marolinha"