AMIR LANDO DEFENDE AUMENTO DO TETO SALARIAL PARA JUÍZES E PARLAMENTARES



O aumento do teto salarial para juízes e parlamentares foi defendido pelo senador Amir Lando (PMDB-RO), para quem tanto a magistratura como os congressistas brasileiros "vivem momentos de penúria em virtude das baixas remunerações". Segundo ele, os salários pagos a juízes, deputados federais e senadores não atendem à demanda mínima de quem, realmente, vive exclusivamente dos proventos pagos pela União.
- É preciso acabar com esse tabu e com essa postura de certos parlamentares de que o aumento do teto para magistrados e congressistas não condiz com a realidade da atual política salarial brasileira e dizer abertamente que a situação financeira dos magistrados e parlamentares está insuportável - afirmou Amir Lando.
O senador manifestou seu entendimento de que os parlamentares, por exemplo, têm que ter uma remuneração compatível com as funções que exercem.
- Se o país deseja ter um Parlamento forte, independente, autônomo e voltado para o interesse geral da Nação, é necessário elevar o teto salarial dos congressistas para que tenham toda a liberdade e dignidade de exercer os seus mandatos - observou.
Depois de também defender o aumento do teto salarial para os cargos do primeiro escalão do Executivo, Amir Lando lembrou que há duas décadas um parlamentar ganhava em torno de 8 a 10 mil dólares mensais, estando, atualmente, com o salário "bastante defasado" e merecendo, portanto, um aumento de vencimentos compatível com as funções que exerce.

01/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIR LANDO PROPÕE AUMENTO DE PENA PARA HOMICÍDIO CONTRA POLICIAL

AMIR LANDO DIZ QUE EMENDAS DOS PARLAMENTARES ESTÃO GARANTIDAS

Sigilo sobre parlamentares investigados é faca de dois gumes, diz Amir Lando

AMIR LANDO: "É HORA DE LUTAR PELO AUMENTO DO MÍNIMO, E NÃO DE CRITICAR"

Amir Lando defende incentivos para cafeicultura de Rondônia

Maria do Rosário defende teto salarial para servidores